Mini Galettes de Ricota, Abobrinha e Limão

Mini Galettes de Ricota, Abobrinha e Limão
compartilhe =)

ou Tortinhas de Abobrinha do Bem

Chegou essa sexta-feira pós feriado e tá todo mundo meio cansadão. Feriado cansa, né? Mas para recomeçar esse fim de semana lindo de lua cheia, virada cultural  e outras cositas más, dá pra entrar no play devagarzinho. Até a receita para o seu happy hour power boost  vai ser assim: leve e descompromissada.

Para começar, pré aqueça o forno a 180 graus e agora pegue 3 abobrinhas grandes e rale no ralado grosso. Jogue um punhado de sal, mexa com carinho e deixe elas dessorando ( soltando a água) por 30 minutos. Na sequencia, trabalhando em porções, drene a água dela, apertando entre as mãos, o máximo possível e reserve em um bowl.

Enquanto isso, numa panela ou frigideira grande, derreta duas colheres de manteiga e nela refogue uma cebola grande cortada em cubos até estarem transparentes e macias, refogue um dente de alho picadinho junto. Acrescente a sua abobrinha o suco de um limão, baixe o fogo e deixe cozinhar até estarem macias, eu particularmente, prefiro elas mais durinhas. Tudo certo?

Agora, deixe ela descansar e quando estiver apenas morna acrescente meia porção de ricota, um punhado generoso de queijo parmesão – vai do gosto do comensal-, um ovo inteiro e a raspa de 1 a 2 limões, mais sal e pimenta do reino e let it be.

Sabe aquela massa folhada para pastel? A que já vem cortada? Pode comprar que funciona. Use uma assadeira onde caiba as suas delicinhas, besunte com manteiga e um pouco de farinha de trigo. Agora, com atenção, recheie com cuidado seus quadradinhos de massa folhada e vá fechando as bordas, formando um ninho. Variações no estilo são possível, se o cozinheiro for também artista.

Tá bonito e promissor? Coloque no forno e fique de olho nos próximos 20 minutos, ou até a massa folhada crescer, ficar dourada e te mandar um beijinho.

Ui!

compartilhe =)

Related Posts

Cataplana de Peixes

Cataplana de Peixes

Quando minha mãe voltou de Portugal me trouxe de presente uma Cataplana. De começo, olhei desconfiada para essa panela dos idos tempos anteriores ao medieval. Dizem alguns que a cataplana  é influência árabe e moura outros já falam que é invencionice portuguesa. Prendia-se na cintura […]

Semente de melancia assada

Semente de melancia assada

Sementes de melancia assada se tornam um super petisco. Se adicionar sal, ela fica perfeita para colocar em saldas e granolas. Se usar doce, pode servir como uma textura super interessante para sorvetes e bolos. O mais legal disso é que não é só a […]



2 thoughts on “Mini Galettes de Ricota, Abobrinha e Limão”

  • Palomita, não tem como compartilhar a receita com a foto do prato lá pra minha página? Queria começar a fazer isso todo final de semana. Mas como melocomo?

    • OI Bety, é só vc copiar o link da pagina da receita… acredito que dê sim para vc copiar com foto e tudo… clica no titulo da receita e abra a pagina só dela!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *