Cataplana de Peixes

Cataplana de Peixes
compartilhe =)

Quando minha mãe voltou de Portugal me trouxe de presente uma Cataplana. De começo, olhei desconfiada para essa panela dos idos tempos anteriores ao medieval. Dizem alguns que a cataplana  é influência árabe e moura outros já falam que é invencionice portuguesa. Prendia-se na cintura já com a devida mistura e quando parasse para o descanso bastaria colocar no lume e esperar que tudo ficasse pronto.

A Cataplana é feita de cobre por fora e estanho por dentro, panelinha que esquenta bem rápido, bem mesmo! E como uma concha fechada hermeticamente, todo o calor ali produzido, ali fica. Não se acrescenta caldo algum. Basta um vinho para puxar os aromas ou quem sabe outro destilado. O que calhar em tua receita.

Existem na internet algumas receitas redundantes e nada que consegui confiar muito ( a panela vem com algumas receitas num papel impresso). Eu sei que existem diversos pratos, inclusive doces, porém ainda não tive contato com a fonte. A clássica é esta de peixe, tem a de porco com vongoles e outras tradicionas portuguesas. Assim que eu tiver em mão um livro ai que to correndo atrás, vou compartilhar com vocês.

Por ora, esta receita na cataplana pode ser feita na panela também. A sopera pequena serve. Para duas pessoas:

Uma posta de salmão um pouco maior que a mão cortada em tiras grossas, uma posta de saint pieter também em tiras e uma lula grande em anéis. Lave o peixe, seque e sal, azeite e Peri Peri ( uma mistura portuguesa muito boa e quente). Não tem Peri Peri? Sal, pimenta do reino e aguma outra misturinha como pó de chile. Deixe estar.

Corte 2 tomates em cubas, 2 batatas pequenas em rodelas, idem com as cebolas e meio pimentão em tiras.

Na panela e em camadas siga a ordem: batata, cebola, as tiras de peixe intercaladas, cebolas, tomate. Ao final, Um fio de vinho branco e outro de azeite. Acerte o sal, feche a panela. Ligue o fogo em médio para baixo, recomendo mais o baixo. Cozinhe por 15/20 minutos.

Ao tirar a cataplana do fogo, leve de imediato à mesa e, antes de servir, esprema um pouco de limão siciliano por cima.

Dá para acreditar que se deus não está no céu, está no mar.

glub glub e bom apetite!

compartilhe =)

Related Posts

Peixe na Crosta de Pão

Peixe na Crosta de Pão

ou como transformar o filé em sereia Eu até gosto de peixe, não sou fã. Mas gosto. O meu problema com o peixe é que as variações que eu como por ai não me impressionam muito. O tal do filé de pescada tá pra mim […]

Mini Galettes de Ricota, Abobrinha e Limão

Mini Galettes de Ricota, Abobrinha e Limão

ou Tortinhas de Abobrinha do Bem Chegou essa sexta-feira pós feriado e tá todo mundo meio cansadão. Feriado cansa, né? Mas para recomeçar esse fim de semana lindo de lua cheia, virada cultural  e outras cositas más, dá pra entrar no play devagarzinho. Até a receita […]



2 thoughts on “Cataplana de Peixes”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *