Wrap de Língua de Boi

Wrap de Língua de Boi
compartilhe =)

A língua de boi é versátil de sabor sutil, um  carne magra e macia. Basta cozinhar na panela de pressão

Não, não torça o seu nariz! Iguaria maravilhosa, carne macia e suculenta. Acontece que muita gente acha que língua, assim com outros miúdos, tem gosto de nhaca, de irgh ou de eca. Confesso que não encaro dobradinha, rins e outros órgãos filtradores, mas a língua, hmn… Um sabor muito sutil, adocicado, não tem ranhuras ou nervos. Daí que quando grelhada numa chapa bem quente, as partes caramelizadas realçam a candura dessa carne, elevando a língua a um novo pódio: Língua é minha nova barriga de porco. E ponto!

Sem muitas delongas, a história é a seguinte, comi língua algumas vezes em restaurantes coreanos e japoneses, sempre do mesmo modo: cozida e depois grelhada. Encontrei algumas receitas legais na net, mas como a idéia era fazer o wrap preferi algo sem molho. Há restaurantes que servem com um farto molho madeira ou algo puxado no vinho – que não me agrada. Se quiser sanduíche de língua, ouvi dizer que o AK delicatessem faz com primazia.

Não tenha vergonha de pegar a fila do açougue e pedir uma língua limpa, a visão dela com a pele que envolve a carne é realmente desagradável e lembra aquelas fotos da vaca lambendo a câmera, sabe? Até meu açougueiro ranhou ” eu não como isso, não!”. Ah rapaz, triste aqueles que não a comem! Certifique-se que esta bem limpa, como a da foto abaixo!

Em casa, lave a carne, como sempre e coloque em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir quase toda a peça. Um tanto de sal, alguns temperos, uma folha de louro e aquilo mais que o agradar na hora. Tampe e leve ao fogo. Quando apitar a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Tempo suficiente para que a carne fique macia e cozida por dentro. Se quiser deixar um pouco menos ou mais, vá verificando até chegar ao seu equilíbrio cocção/maciez   desejada.

Enquanto isso: 2 batatas fatiadas finas , 1 bandeja de shitakes cortada em tiras e uma cebola também cortada em tiras serão refogadas numa frigideira grande.

Primeiro, cubra o fundo da frigideira com as fatias de batata, verta azeite suficiente para lambuzar elas, sal e pimenta. Leve ao fogo alto só para que atinja uma temperatura alta, baixe o fogo e deixe cozinhar até que as batatas estejam douradas mas moles. Não é para fritar!

Sai a batata e na mesma panela entram as cebolas e o cogumelo, tudo bem se não tiver uma panela grande o suficiente. Faça em duas. Do mesmo modo, proceda reforgando até que as cebolas estejam macias e coloridas – se quiser, um fio de vinagre nelas quando estiverem bem quentes trazem um quê ácido bem gostoso!

Num potinho, misture a páprika picante e a maionese, fazendo uma pasta. Prove, a páprika pode ser realmente picante se você errar a mão.

Rúcula ao fim.

Na montagem do seu Wrap, use de preferência o Pão Folha, um pão libanes fácil de ser encontramos nso bazar de comida árabe. Lá no Jaber vende 😉

No seu wrap, concentre a montagem do meio para a borda inferior, para que tenha espaço para rolar seu pão. Primeira, uma colherada de maionese espalha de fora a fora, na sequência coloque:

cebola
cogumelos
Língua nham nham
batata
rúculinhas no fim

Feche as abas laterais e depois a aba inferior, com cuidado mas com certa pressão, vá enrolando seu wrap. Errar é normal! Não tenha medo, o pão é fininho, mas é resistente, então, pese a mão e como se estivesse fazendo um rocambole, vai que vai!

Tá bonito? Tá gostoso? Abra então um vinho branco, convide os amigos e prepare a sua festinha.

Tem dúvidas? Escreve aqui para a Como que a gente responde!

compartilhe =)

Related Posts

Wrap de Barriga de Porco

Wrap de Barriga de Porco

Wrap de Barriga de Porco ao estilo vietnamita é uma dessas receitas que faço sempre que tenho saudades de Los Angeles Antes da barriga de porco ser rebaixada dando espaço para a minha nova obsessão culinária, a língua de boi, ela teve um grande espaço […]

Wrap de frango com grão de bico ao curry

Wrap de frango com grão de bico ao curry

Wrap de frango com grão de bico ao curry e molho de tomate picante Esse prato apesar da mistura inusitada ficou muito bom. O frango ficou especialmente molhado e o curry adiciou um sabor extra ao molho de tomate. A receita, eu diria que foi […]



1 thought on “Wrap de Língua de Boi”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *