Arroz de rabada

Arroz de rabada
compartilhe =)

Arroz de Rabada

Sou uma mulher movida a paixões ( essa frase é de algum livro?), daquelas tipo música do Kid Abelha e fazia um tempo que queria conhecer a verdadeira tecnica do barreado, mais precisamente desde o dia que vi o barreado do chef Carlos Ribeiro no Mercado dos Chefs. Além de eu ser uma apaixonada por panelas de barro, fico imaginando como seria se eu morasse numa casa com um quintal imenso. Acho que viraria aquelas véia maluca que só fala com gatos e bebe suco de abóbora. Infelizmente ainda não sou.

Desde de que voltei de férias a impressão que tenho é que pulamos uma estação e nesse clima meio frio e úmido eu só tenho pesamentos gordos, suculentos e cheios de molho.

Durante uma semana inteira tentei convencer amigos e namorado de que tínhamos, porque tínhamos que fazer o barreado, mas tinha que ser de rabada. Veja só, eu tenho a panela, já não é meio caminho andado? As desculpas foram variadas desde casamento da prima a corte de gás e chegou a sexta e eu estava só na minha empreitada. Liguei para uma prima e disse: escuta aqui, será que posso fazer na sua cozinha? Mas barreado não é aquele negócio que demora muito? Fiquei quieta, usei o bom senso e falei. É, desencanei, vamos na pressão mesmo.

Coisinha de Deus esse prato, acabou que o barreado virou um arroz de rabada.

Da feira levei 1 kg de rabo, seis peças gordas; erva doce ( uso  o talo para sucos e as folhas para cozinhar caldos e marinadas), 2 tomates maduros, alho, coentro, cebolinha, dedo de moça e limão siciliano.

Em casa, descasque os tomates e corte em quatro, 6 dentes de alho amassados, separe a parte superior da erva doce, pique  grosseiramente coentro e cebolinha. Misture tudo isso em duas xícaras de vinho branco e passe no… ai ai… vocês pensaram o mesmo que eu? Ha! Bem, passe nos seus pedaços de rabo. ( to rindo sozinha, gente). Massageie a carne por um tempo e deixe ela descançando por 30 minutos, 1 hora.


rabada2

Na sua panela de pressão jogue um fio de azeite, esprema mais uns 3 dentes de alho e sele suas peças de carne – não consigo escrever sem pensar na infâmia da piada.

Detalhe: Selar é beijar a carne na panela quente, de modo que ela frite/cozinhe por fora e mantenha os sucos. A idéia não é cozinhar a carne e sim, exatamente o que diz a palavra, selar para que o suco dela não saia.

Feito isso, reserve os pedaços de rabo, jogue os tomates e a misturinha de ervas e pimenta da marinada. Não é para jogar o liquido ainda! Refogue bem gostoso, até os aromas sairem, se a panela queimar o fundo de leve, não encane.

Feito isto, encaixe os pedaços de rabo ( gente, não dá!) na panela, verta o restante do vinho acrescente um pouco de sal e tampe. Fogo alto até a panela assoviar, depois disso, baixe o fogo ao máximo e deixe a panela quientinha por 1 hora sem parar.

Ao abrir a panela a carne deve estar macia e soltando dos ossos e o caldo grosso devido a cartilagem. Separe os pedaços e coa num coador o caldo, reservando também uns nacos de tomate e descartando o resto.

Agora, aproveite a papa do tomate, volte `a panela e acrescente o arroz, o sufuciente para 4 pessoas, 1 1/2 xícara de arroz. Acrescente também o tomate, refogue, adicione arroz, o caldo da rabada ( completando com agua se necessário)

Enquanto o arroz cozinha, desfie a carne. Arroz pronto e cremoso? Acrescente a carne nele!

No prato, raspas de limão siciliano trazem um super aroma. Para servir, esprema um pouco do suco também.

Vinho branco, tinto, cachaça ou cerveja.

Arroz de rabada, apesar da piada pronta, é tudo!

Rabada1

compartilhe =)

Related Posts

Arroz com linguiça

Arroz com linguiça

Hoje de manhã me bateu a Madalena e logo comecei a fazer uma mega faxina, daquelas que enquanto um bebe não puder rolar pelado no chão da cozinha não tá bom. A hora foi passando e quando vi, já tinha mais que pulado o almoço. […]

Risoto Alto Astral

Risoto Alto Astral

Risoto Alto Astral Ou Risoto de Cevadinha com Arroz Integral, Ervilhas Frescas, Nirá e Ovo Frito Num dia de chuva como este, a melancolia chega junto. Um sofá e um chá é tudo o que queremos nessas horas. Se os dedos dos seus pés já […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *