Arroz de Polvo na panela de barro

Arroz de Polvo na panela de barro
compartilhe =)

A dica para se fazer um bom Arroz de Polvo é uma: um bom motivo, ou nenhum!

Essa coisa de querbomer impressionar os amigos é sempre muito legal. Basta falar palavras chaves como ‘camarão’, ‘curry’, ‘cordeiro’ que as pessoas logo pensam que você vive num mar de prosperidade e riquesas, nada em piscinas de malbec e esfolia a pele com areia do mar morto. Mas polvo, esse sim impressiona. Porque polvo é coisa que a gente come em dias especiais, ou degusta 2 fatias no restaurante japonês ou vai para a Bahia ( mas dai já é prosperidade de mais) comer a iguaria com os pés encostando na água do mar.

Tava eu de bobs na feira sábado, sapeando ali as barracas de peixe quando bati meus olhos numa bandeja com polvo a 16 reais o kilo. Não era aquele polvo gigante, de braços longos e fortes ( e cá entre nós, antes que o green peace me descubra, acho que eram polvos mais jovens, mas não sei, pois não sou entendida da iguaria), de qualquer forma, levei quase 2 kilos para casa e deixei eles lá, filosofando na minha geladeira até pensar no que fazer com eles.

Que fique claro que é a primeira vez que faço polvo e se não fiz antes nestes meus quase 30 anos de vida, é porque sempre achei um prato caro e  um certo respeito a fatídica lenda de que somente pessoas versadas, magos e fadas conseguiam fazer o polvo a la perfeição.

Pedi para Iemanjá e todos os santos do mar me ajudar e fui lá eu atrás de algumas dicas na ‘net’. Cozimento aqui, temperos ali e etc e tal cheguei a receita perfeita, suculenta e mais fácil que comer mexilhão sem casca.

arroz de polvo 2

Lave seu polvinho em água corrente ( neste quase 1800gr de polvo limpo) e cozinhe em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Nesta água verta meia xicara de vinho branco, meia cebola e uns dentes de alho. Cozinhe por exatas 1 hora. Tempo suficiente para que fique macio. Use um garfo para testar a carne.

Tá macio? Retire da água, reservando ela para o arroz e pique o polvo em pedaços razoáveis, pense num arroz de polvo ao pica-lo, ok?

Na panela de barro, refogue cebola e alho, na sequencia coloque uma xícara de arroz branco, refogue mais um pouco, logo meia lata de tomate em lata, mexa e por último o polvo. Dá uma mexidinha e complete com 2 xícaras de caldo ( aquele onde foi cozido o polvo). Tampe a panela e termine a cocção de acordo com a embalagem do arroz. Ta-dã!

Sem mais, pode postar no facebook que o pessoal vai adorar 😉

 

 

compartilhe =)

Related Posts

Arroz com linguiça

Arroz com linguiça

Hoje de manhã me bateu a Madalena e logo comecei a fazer uma mega faxina, daquelas que enquanto um bebe não puder rolar pelado no chão da cozinha não tá bom. A hora foi passando e quando vi, já tinha mais que pulado o almoço. […]

Risoto Alto Astral

Risoto Alto Astral

Risoto Alto Astral Ou Risoto de Cevadinha com Arroz Integral, Ervilhas Frescas, Nirá e Ovo Frito Num dia de chuva como este, a melancolia chega junto. Um sofá e um chá é tudo o que queremos nessas horas. Se os dedos dos seus pés já […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *