Lamen Japonês Gelado ou Hyiashi Chuka

Lamen Japonês Gelado ou Hyiashi Chuka
compartilhe =)

Esta receita de Lamen Japonês Gelado ouo Hyiashi Chuka,  é um prato sasonal, servido nas estações mais quentes do ano. Aqui no Brasil, que sorte, o tempo nos permite saborear essa receita praticamente o ano todo! Tente criar combinações diferentes e aproveitar a temporada dos alimentos mais frescos!

Ninguém sabe ao certo a origem do Hyiashi Chuka, ou Lamen gelado. nem China nem Japão assumem a maternidade. A verdade é que adotei então este ex-patriado e há 3 semana estou comendo Hiyashi Chuka com a mesma frequência que o rodizio do Alckmin: 2×5. Tá complicado abrir dessa delicia.

Na versão original, encontrada nas casas de Lamen pela Liberdade, o macarrão correto é Lamen (dãr) , que também pode ser encontrado nos mini mercados do bairro. na minha casa, no calor supurante amazônico de ontem a noite, eu fiz com o macarrão do Udon – Na verdade, qualquer macarrão de procedência descente pode ser usado no preparo. Sugiro o Sobá  no lugar do Udon, mais leve e  mais fácil de encontrar fresco e não seco.

O macarrão gelado fica deitadinho numa poça deliciosa de molho base, enquanto os outros ingredientes, refrescantes, vao por cima acompanhando uma bolinha discreta de mostarda japonesa.  Cada bocado e macarrão é chochado de leve no molho e acompanhado, na boca de um dos acompanhamentos. É uma perdição de tão delicado e fácil de fazer.

Gostou da receita? quer aprender a fazer a receita completam em casa?

Receita de Myoga em conversa

Receita da Massa de Lámen Alcalinizada

Print

Lámen Gelado Japonês - Hyiachi Chuka

Os acompanhamentos do lamem podem ser variados, no meu coloquei tamago e coloquei também meu myoga em conservas ( link na receita)

Course jantar, pasta
Cuisine asiática, chinesa, japonesa
Prep Time 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Total Time 30 minutes
Servings 2
Author paloma zaragoza

Ingredients

Na combinação clássica vamos usar:

  • ½ pepino japonês corte em palitinhos finos
  • 1/2 cenoura cortadas em julienne cortada em palitinhos
  • Kani Kama desfiado aquela coisinha deliciosa com sabor de caranguejo mas que é só espuma industrial
  • 4 fatias de presunto cozido cortado em tiras grossas
  • 2 ovos para Usuiaky tamago crepe de ovo
  • 1 tomate momotaro cortado em gomos.
  • 1 bandeja de cogumelos shimeji

Para o molho do Hiyashi Chuka vamos misturar os seguintes ingredientes todos juntinhos e levar para a geladeira enquanto preparamos o resto, esta quantidade serve 2

  • 4 col. De sopa de shoyu
  • 4 col. De sopa de água
  • 2 col rasas de sopa de açúcar
  • 4 col. De sopa de vinagre de arroz
  • 2 col. Rasas de azeite de gergelim
  • Pitada de sal

Instructions

cobertura do lamen

  1. Agora pegue os pepinos e as cenouras, massageie com uma colher de sal, pode pegar neles com carinho e apertar de leve entre as mãos, passando sal. Agora cubra com uma mistura de 4 colheres de vinagre de arroz e um pouco de água ( o suficiente para realmente só cobrir). Deixe descansar um pouco, por aprox. 30 minutos.
  2. Cozinhe o Lamen de acordo com a embalagem e assim que estiver ao dente jogue correndo num bowl com água e gelo. Espere esfriar uns 2 minutos, retire e deixe escorrendo. AH Paloma, não posso deixar na água até acabar tudo? Não, não pode. Senão vai empapar tudo e ai você vai ter que pedir uma pizza.

  3. Agora, vamos fazer o nosso Usuiaky Tamago.
  4. Quebre 2 ovos e a eles acrescente uma colher de sopa de vinagre de arroz, uma pitada de açúcar e uma pitada de sal. Numa frigideira não muito grande, passe um papel com um pouco de óleo sobre ela e então com uma colher, coloque o ovo fazendo um crepe bem fino, como nessa imagem, que não é minha, ok?
  5. Vire para o outro lado rapidamente. Assim que estiver pronto coloque num prato, como panquecas mesmo.
  6. Repita a operação até acabar. Terminada essa etapa, junte todas as panquecas, enrole como um charuto e corte em tirar finas.

Montagem

  1. coloque no fundo do pote uma porção do seu molho já gelado e, por cima, um ninho de macarrão também já frio. Monte a corbertura, colocando os ingredientes lado a lado, criando um mosaico colorido. Se quiser, coloque mais molho por cima


Recipe Notes

Os acompanhamentos do lamem podem ser variados,  é possível criar combinações diveridas como acresncentar furikake ou então myoga em conserva 

 

compartilhe =)

Related Posts

Arroz com linguiça

Arroz com linguiça

Hoje de manhã me bateu a Madalena e logo comecei a fazer uma mega faxina, daquelas que enquanto um bebe não puder rolar pelado no chão da cozinha não tá bom. A hora foi passando e quando vi, já tinha mais que pulado o almoço. […]

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.ou Macarrão Pirata Dizem que copiar os mestres e a repetição levam a perfeição. Aprendi a escrever sonetos copiando, obsessivamente, as técnicas e métricas de Vinicius, assim acontece com tudo na vida. Aprendemos a andar e […]



1 thought on “Lamen Japonês Gelado ou Hyiashi Chuka”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *