receita fácil dePizza feita em casa

receita fácil dePizza feita em casa
compartilhe =)

Essa é uma receita fácil de pizza feita em casa, uma daquelas receitas salva-vidas para qualquer dia da semana. Ás vezes um fundinho de molho de tomate do pote e umas azeitonas esquecidas na geladeira já entram na dança fazendo uma pizzeta. Em cima da massa vale de tudo;

Normalmente eu faço a receita com um quilo de farinha,  afinal aqui em casa, quase não sobra massa de pizza! Mas aqui vou passar as medidas para uma bola de pizza grande, dessa, forma quando você se sentir mais confiante com a massa faça a quantidade que quiser.

Ah, Paloma! Vai sobrar massa pra chuchu, meu! Mesmo que sobre um pouco de massa, você pode guardar ela no freezer já pré assada ou então congelada em bolinhas, só tome cuidado quando for descongelar. A dica é a partir do momento que for possível manipular a massa já amassar ela e adicionar mais farinha caso precise. Depois é só abrir  e continuar com o passo a passo ou então jogar na frigideira para fazer um tipo de pão pita ou uma versão mais torradinha com azeite e alecrim por cima. Fica a seu critério a criatividade.

A pizza que ilustra essa foto foi feita na frigideira de casa mesmo, sem retoques! Se quiser, faça no forno ou até na sua churrasqueira. Exitem inúmeras técnicasque podem facilitar a sua vida de pizzaiolo do bairro.

Print

Pizza Caseira

A pizza é uma ótima desculpa para aproveitar os restos de frios, queijos e até molhos que acabam sobrando na geladeira do fim de semana

Course aperitivo, pizza,, principal
Cuisine brasileira, italiana, zero desperdício
Prep Time 30 minutes
Cook Time 5 minutes
Servings 2
Author paloma zaragoza

Ingredients

Para a Massa:

  • 150 gramas de farinha de trigo
  • se possível uma “00”
  • Farinha extra para abrir a pizza
  • 100 gramas de água morna
  • 7 gramas de fermento biológico
  • 1 pitada de sal

Para Cobertura:

  • Pasta de tomate ou molho de tomate se tiver em casa
  • Parmesão ralado
  • Azeite de oliva
  • Manjericão fresco

Instructions

  1. Aqueça 100 ml de água até que fique morna e nela dissolva o fermento. Deixar descansando por 10 minutos. Na embalagem do fermento tradicional que compramos fala que ele não precisa de descanso para “acordar” mas eu gosto de deixar este tempo de descanso mesmo assim.


  2. Faça um buraco na sua montanha de farinha, adicione uma pitada de sal e vá acrescentando a água com fermento aos poucos, mexendo com as mãos ou uma colher. Quando a massa incorporar, use as mãos para sovar até que esteja uma massa lisa, este processo não deve demorar mais do que 10 minutos. Caso a massa fique muito dura, pode ser a qualidade da farinha ou até mesmo excesso de ´sova´. Deixe a massa descansar por 1 hora até que dobre de tamanho. Não há a necessidade de deixar em forno quente.

    *Se quiser, faça como eu e prepare mais massa de pizza para congelar.

Preparando a pizza

  1. Use uma frigideira de ferro ou de fundo grosso que seja capaz de reter calor o suficiente. Aqueça ela até que esteja bem quente

  2. Abra o disco de pizza e coloque na frigideira. Comece a cozinhar um lado e quando etiver bom vire para o outro lado, você vai perceber que começa a formar umas bolhas na massa, isso é sinal de que ela está ficando macia por dentro.

  3. epois de selar a massa da pizza, passe uma colherada de pasta de tomate nela e volte para a frigideira. Vai começar a queimar os pontos de contato da massa, não se preocupe, contanto que não deixe queimar todo o fundo dela. Nessa hora, com a frigideira bem quente, vire o lado da pasta de tomate para baixo e deixe fritar um pouso, isso ajuda a cozinhar essa pasta e dar um sabor extra. Vire novamente para cima e jogue um fio de azeite, folhas de manjericão e parmesão. Deixe mais um pouco e agora tampe a frigideira para gerar vapor e derreter mais rapidamente o queijo.

  4. Coloque em um local seguro, espere alguns segundos para esfriar e sirva.

Recipe Notes

Use uma pedra refratária e tente fazer no seu forno convencional.

compartilhe =)


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *