Receita de Udon caseiro – a massa

Receita de Udon caseiro – a massa
compartilhe =)

Fazer Udon caseiro é um ótimo motivo para chamar os amigos em casa e criar novas versões desse clássico japon6es tão na moda hoje em dia

Nos idos 2016 fui ao Japão em uma viagem de pesquisa com o grupo de SlowFood da Itália, em um programa intenso onde percorremos o cinturão agrícola desse pequeno país conhecendo produtores tradicionais e seus produtos. Em Osaka, a capital gastronômica, percorrendo as ruas do bairro de Dotombori passei em frente a um pequeno restaurante onde se lia “ Udon Meister” , aulas aqui! ou Mestre do Udon! E eu que sou uma gordinha inveterada e viciada em comida japonesa, fiquei curiosa para aprender como se faz a verdadeira receita de udon caseiro. A parte mais divertida da aula foi pisotear a minha própria massa e usar um tipo de cutelo chamado Udon Kiri, já que na época ainda não existia a mesma tecnologia de hoje. Portanto, guardando as devidas proporções resolvi fazer o meu.

Quer aprender como fazer a massa do Lamen em casa também?

Receita de Lamen Caseiro

#udon meister wants us to spread the word 🙂

A post shared by Paloma (@paloma_zara) on


O Udon é uma massa grossa, feita de farinha de trigo, água e sal. Ela tem a tendência a ficar ao dente e um pouco pegajosa. No japão comece com caldos consistentes feitos a base de carne ou frango e com certeza é o meu preferido. As bases podem variar desde um caldo de carne até o Udon Curry, um mega blaster pratão de Udon com Curry, ou Carê, como o conhecemos.

Uma das verdadeiras histórias é que nem esta massa nem o Lamen vieram do Japão e sim da China! A lenda conta a história de um criado que ao ter que cuidar de seu Senhor muito doente e debilitado, resolveu fazer uma massaroca misturando farinha, água e sal. A massa, virou uma bolota que foi preciso pisotear para que achatasse. Naquele tempo, ela ainda não tinha este formato longo, como os das pastas atuais, mas sim em pequenos quadrados que seu Senhor poderia pega-los com o Hashi ( Rachi) e levar até a boca por inteiro.

My first udon making. Never forget. #soulkitchen

A post shared by Paloma (@paloma_zara) on

Existem inúmeras receitas de Udon, algumas pedem farinha de pão, outras que a massa descanse por algumas horas. Mas essa versão ficou muito boa também e fiz mais ou menos como me lembro da aula em Osaka. O segredo? Quando abrir a massa deixar ela com pelo menos 1/2 cm de altura e claro, sempre usar bastante farinha durante o processo para que ela não grude. Terminado o processo, basta colocar na água quente.

O caldo básico do udon, chama-se Kakejiru e vai somente Sake Mirin ( sake japonês para cozinha), shoyu e açúcar, mas claro que a gente sempre pode e, deve, variar as combinações. Quem sabe adicionar um pouco de cenoura cortada finamente, cogumelos e um pouco de caldo de frango caseiro. Até um ovinho com gema mole é mais que bem vindo. Entre quatro paredes, vale tudo.

Just in case you dont know how to originally open a #udon dough

A post shared by Paloma (@paloma_zara) on

A proporção da receita é de 100g de farinha para 50 ml de água com sal. Sendo a água com sal 45g de água + 5g de sal pesadas separadamente e misturadas depois.
Portanto, para duas pessoas seria 200g de farinha para 100ml de água com sal. Sendo 90g de água +10g de sal pesadas separadamente e misturadas depois.
* a água tem a equivalência de 1 litro = 1 kilo. Portanto, use a sua balança caseira para estas medidas.

Print

Massa de Udon Japonês


Course almoço, jantar, principal
Cuisine asiática, japonesa
Prep Time 40 minutes
Cook Time 20 minutes
Total Time 1 hour
Servings 2
Author paloma zaragoza

Ingredients

Massa:

  • 200 g de farinha
  • 90 g de água morna
  • 10 g de sal
  • Faca afiada

Para o Caldo Kakejiru

  • 1 ou 2 saches de caldo Dashi link
  • 4 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de shoyu
  • 1 colher de sopa de Sake
  • 1 colher de sopa de sake mi

Instructions

Caldo Base

  1. Prepare o caldo dashi com a água como pede a embalagem


  2. Em uma frigideira coloque o o caldo dashi


  3. Adicione o shoyu, o sake e o sake mirin


  4. Ajuste o sal e os sabores conforme ele reduz um pouco.

    Sirva quente sobre o Udon. O caldo pode ficar na geladeira por até 2 dias


Massa:

  1. Em um bowl coloque a sua farinha


  2. Misture a água morna com o sal até que dissolva


  3. Adicione a água aos poucos na farinha agregando com as pontas dos dedos até que se forme uma massa homogênea


Abrindo a massa

  1. Abrindo a massa:

    * nessa etapa você pode escolher abrir com um rolo de massa ou então tentar a nossa técnica tradicional com os pés.


  2. Coloque a massa entre duas folhas de papel file ou, se preferir, um plástico limpo, de tamanho suficiente para que se possa pisar em cima e abrir a massa.


  3. Com os pés pisoteie a massa até que fique finamente proporcional. Ajuste com o rolo se precisar.


  4. Dobre a massa como um envelope 


  5. e com uma faca, corte os fios de macarrão com também quase 1/2 centímetro. Coloque imediatamente na água.

  6. Assim que estiverem ao dente, coloque nos pratos de servir e adicione o caldo por cima.

Recipe Notes

A proporção da receita é de 100g de farinha para 50 ml de água com sal. Sendo a água com sal 45g de água + 5g de sal pesadas separadamente e misturadas depois.

 

Portanto, para duas pessoas seria 200g de farinha para 100ml de água com sal. Sendo 90g de água +10g de sal pesadas separadamente e misturadas depois.

 

* a água tem a equivalência de 1 litro = 1 kilo. Portanto, use a sua balança caseira para estas medidas.

 

compartilhe =)

Related Posts

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.ou Macarrão Pirata Dizem que copiar os mestres e a repetição levam a perfeição. Aprendi a escrever sonetos copiando, obsessivamente, as técnicas e métricas de Vinicius, assim acontece com tudo na vida. Aprendemos a andar e […]

Lamen Japonês Gelado ou Hyiashi Chuka

Lamen Japonês Gelado ou Hyiashi Chuka

Esta receita de Lamen Japonês Gelado ouo Hyiashi Chuka,  é um prato sasonal, servido nas estações mais quentes do ano. Aqui no Brasil, que sorte, o tempo nos permite saborear essa receita praticamente o ano todo! Tente criar combinações diferentes e aproveitar a temporada dos […]



1 thought on “Receita de Udon caseiro – a massa”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *