Como fazer massa de lamen

Como fazer massa de lamen
compartilhe =)

Essa receita de massa de lamen é tão fácil que você nunca mais vai querer comprar miojo. E o mais legal? Dá para secar ela e consumir quando quiser!

Por forças da natureza, eu tive que abrir mão de um dos meus vícios mais sujos: miojo. Sempre que estava cansada demais para cozinhar ou me sentindo triste comia um pacote de miojo com requeijão, por quê sim, porque é gostoso e fácil de digerir e claro, porque é uma comida reconfortante e, principalmente, porque eu moro bem longe do bairro da liberdade,  onde existem os melhores restaurantes de lamen de São Paulo, com aquele caldinho cheio de umami e coberturas de tempero leve.

O que faz a diferença no sabor, na cor e textura do miojo/lamen asiático é um componente alcalinizador chamado Kensui. Já procurei aqui no Brasil foi impossível achar ( se você for viajar, tráz pra mim! . É ele que muda o pH e deixa a massa mais crocante quando seca e quando umida, com aquela textura levemente borrachuda dando certa resistência a massa para aguentar as altas temperaturas do caldo borbulhante.

É também este fator de alcalinização que muda sua cor, assim como usamos bicabornato ( calma que vamos chegar lá) para branquear verduras e fixar nela suas cores mais profundas, ele também traz a superfície, pigmentos escuros que estão escondidos na farinha .

You got to love what u do #comomelocomobr #bestfriend #daiquiri #ramen

A post shared by Paloma (@paloma_zara) on

Pesquisei bastante receitas e em alguns blogs descobri como criar este sal a partir do bicarbornato de sódio, apenas assando ele no forno, porém, nenhum deles me deram uma proporção exata de quanto deste bicarbonato para o tanto de farinha. Encontrei também explicações que diziam para hora jogar na água que cozinha o Lamen ou ora acrescentar a massa durante o seu preparo.

Acabei optando por uma versão ainda mais simples e segura, usando o bicabornato direto na farinha, durante o preparo. Assim, não precisei assar e modificar a estrutura do bicaboranto e nem quem sabe, me intoxicar sem quere Na cozinha, por mais entusiastas que somos, às vezes, prefiro dar ouvidos ao meu Eu adulto e fazer as coisas com cautela.

A massa do Lamen tem uma consistência mais durinha mesmo e eu usei a minha maquina de fazer macarrão para criar os fios de lamen. Use bastante farinha para que os fios de macarrão não grudem entre si.

Caso queira guardar o Lamen , basta deixar ele na temperatura ambiente, em um local sem unidade de um dia para outro e você terá Lamen Caseiro seco para comer quando quiser!

Se quiser já aproveitar, olha aqui a nossa receita de Lamen Gelado =)

Quer aprender mais? Que tal conhecer a nossa massa de Udon Caseiro?

Segunda de #hiyachichuka ramen geladinho #comomelocomobr #ecogastronomia

A post shared by Paloma (@paloma_zara) on

 

Print

Lamen caseiro

Seque sua massa e guarde em compartimento hermético para comer em outro momento

Course pasta, principal
Cuisine asiática, japone, lamen
Prep Time 1 hour 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Total Time 1 hour 20 minutes
Servings 4
Author paloma zaragoza

Ingredients

  • 480 g farinha de trigo
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 2 ovos batidos
  • 1/2 copo de água morna

Instructions

  1. faça um montinho com a farinha e misture o sal e  bicarbonato de sódio.

  2. aos pouco vá adicionando os ovos e depois a água, sempre mexendo com um garfo. 

  3. Quando a mistura estiver homogênea, forme um retangulo grosso tipo tijole, cubra com papel filme ou pano oe deixe descansar por 1 horana geladeira


  4. Após uma hora, corte a massa em 6 porções e passe pela máquina de macarrão .Comece a abrir a massa pela medida mais grossa até a mais fina, por volta da medida 3. Depois troque o rolo pelo cortador de spaguetti e termine de cortar a sua massa.

  5. Com a água do macarrão já em fervura, coloque porção por porção na água e cozinhe entre 1 e 2 minutos. retire e coloque nos bowls que for servir.



Recipe Notes

Para fazer o nosso Lamen Gelado com esta receita, basta que, depois de ferver a pasta, coloque ela em um pote com água e gelo para que pare o cozimento.

 

compartilhe =)

Related Posts

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.

Lamen de linguiça calabresa com castanha de caju e espinafre.ou Macarrão Pirata Dizem que copiar os mestres e a repetição levam a perfeição. Aprendi a escrever sonetos copiando, obsessivamente, as técnicas e métricas de Vinicius, assim acontece com tudo na vida. Aprendemos a andar e […]

Receita de Udon caseiro – a massa

Receita de Udon caseiro – a massa

Fazer Udon caseiro é um ótimo motivo para chamar os amigos em casa e criar novas versões desse clássico japon6es tão na moda hoje em dia Nos idos 2016 fui ao Japão em uma viagem de pesquisa com o grupo de SlowFood da Itália, em […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *