Requeijão Cremoso Caseiro

Requeijão Cremoso Caseiro
compartilhe =)

A primeira vez que provei este requeijão cremoso caseiro não pude acreditar que era caseiro mesmo. Cremoso como requeijão, cara de requeijão e sabor de requeijão, mas com uma grande diferença, ele é completamente livre de qualquer emulsificante e outros antes industriais e como aqui a gente gosta de simplicidade, só três ingredientes bastam para criar essa delicinha : leite, vinagre e sal.

Além de ser uma versão super saudável do requeijão de supermercado da ainda para adicionar a ele pedaços de outros queijos que sobraram na geladeira, ervas frescas ou secas e ou temperos como pimenta do reino e deixar ele ainda mais rico e funcional.

1, 2, 3…Requeijão! Ou Ricota, ou Paneer…

O primeiro passo para se fazer o requeijão cremoso é justamente coagular o leite com algum tipo de ácido, na minha receita eu usei vinagre, mas você pode usar vinho branco seco, de preferência aquele que já ficou aberto na geladeira, nesta etapa, o leite vai formar uns grumos, se separando do soro, essa é a Ricota. Você pode parar por ai a sua receita e transformar esse queijo em ricota ou paneer, uma versão indiana de queijo branco.

No segundo passo, vamos emulsificar essa massa ricota adicionando mais leite morno, portanto, é nessa hora que você pode abusar da sua criatividade e colocar novos sabores ao requeijão. Tudo o que você precisa fazer é bater no liquidificador, mas fica a dica especial, mais leite morno mais cremoso, menos leite morno menos cremoso. Eu prefiro ele com consistência de requeijão, portanto, vou adicionando sempre aos poucos o leite para controlara densidade do meu requeijão. No final, uma pitadinha de sal e está pronto.

requeijao caseiro

Frescura pro café da manhã

Guarde o seu mais novo requeijão cremoso caseiro em um pote bem fechadinho na geladeira e atenção! Por ser feito sem nenhum conservando, a tendências dos derivados de leite é que se percam ou azedem rápido, por isso, aproveite que a receita é super fácil de fazer e produza em pequenas quantidades, assim você vai ter requeijão fresco a semana toda  sem perder!

#Dicas Zero Desperdício


Adicione no suco pré treino 

Depois de prepara o requeijão, você vai ter uma quantidade razoável de soro. Este soro é recheado de vitaminas e proteínas, é desse subproduto que se faz aquele Whey de quem malha na academia. Já entendeu a onde quero chegar? Pois bem, guarde este soro em cubos no seu freezer e adicione ele no seu suco verde, vitamina ou tome puro, como eu faço aqui em casa.

No rosto ou no cabelo 

coloque algumas colheradas deste soro na sua máscara facial ou passe no cabelo e deixe agir por 5 minutos para ter eles macios e nutridos!

Nas Plantas

Por ser quase um super alimento, dilua ele na quantidade um para um e regue as suas plantas! Elas vão ficar super felizes e verdinhas!

Print
requeijao caseiro

Requeijão Cremoso Caseiro

 aproveite as sobras de temperos frescos ou secos e pedaços de queijo da geladeira para incrementar o seu requeijão e trazer  novos sabores para a sua casa. 

Course aperitivo, café da manhã
Cuisine brasileira
Keyword caseiro,, funcional, requeijão cremoso
Prep Time 7 minutes
Cook Time 20 minutes
Total Time 27 minutes
Servings 4
Calories 1 kcal
Author Paloma Zaragoza

Ingredients

  • 1,5  litros de leite tipo A
  • 100  ml  de vinagre de vinho branco
  • pitada de sal
  • 300  ml  de leite morno para adicionar no liquidificador
  • colher de sopa de manteiga de ótima qualidade
  • Liquidificador
  • Coador de café ou pano de prato limpo

Instructions

  1. Ferva o 1,5 litros de leite em uma panela.Assim que subir fervura, adicione o vinagre e desligue o fogo
  2. Espere 5 minutos, enquanto o leite talha completamente e coe a massa que não precisa estar fria *
  3. Ferva o restante do leite e reserve
  4. Coloque a massa no liquidificador com uma pitada de sal, neste momento adicione outros temperos.
  5. Comece a bater o liquidificador e adicione aos poucos o leite morno até a consistência ideal.
  6. Adicione a colher de manteiga e bata mais um pouco.
  7. Coloque em um pote hermético e guarde na geladeira.
  8. Dura uma semana.

Recipe Notes

* para fazer a ricota, adicione sal ao leite ainda na panela e espere virar a massa quando adicionar o vinagre. Coe a massa e coloque em um pote hermético.

Nutrition Facts
Requeijão Cremoso Caseiro
Amount Per Serving
Calories 1
* Percent Daily Values are based on a 2000 calorie diet.
compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Para quem gosta do sabor agridoce, o chutney de polpa de tomate é uma saída ecológica para não desperdiçar nada. Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar o miolo dessa fruta durante o preparo de algumas […]

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Essa combinação de abóbora e carne seca serve pra tudo, desde torradinhas numa festa a recheios de tapioca e de ravioles. A carne seca exige um pré preparo básico para dessalgar a carne. Se ela não for muito salgada, pode colocar na panela de pressão […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *