Requeijão Cremoso Caseiro

Requeijão Cremoso Caseiro
compartilhe =)

Requeijão Caseiro

Eu o conheci como Requeijão  Cremoso Caseiro, mas depois de um tempo, acho que também posso chama-lo de queijo cremoso ou até um creme básico para pastas. A verdade é que me apaixonei. Primeiro pelo fato de que é muito mais saudável do que o requeijão industrial, que hoje em dia tem mais amido e emulsificantes do que realmente leite.

O processo de feitura é uma versão ultra sintetizada da forma como se faz o verdadeiro requeijão – que não fica cremoso e sim uma barra. Faz-se a massa do queijo que nada mais é do que o leite talhado e depois se “lava” ele com leite quente. Na versão caipira, literalmente se cozinha e lava a massa várias vezes, descartando o leite e colocando sempre mais, mexendo sem parar. A cara dele é essa aqui e a mão que faz é de minha tia que possui umas vacas na fazenda e uma produção caseira de leite, manteiga e coalhada para consumo próprio.

Voltando para a nossa versão urbana, fazer essa receita de requeijão caseiro pode trazer inúmeros tipos de alegria. A primeira como falei é substitui aquela massa gororobenta dos produtos industrializados as outras vão desde você controlar a textura que prefere como adicionar sabores como cúrcuma ou cebolinha. Outra ideia bacana, seria derreter um pouco de gorgonzola no leite morno e adicionar a massa.

E o melhor de tudo: não gosta de requeijão? Sem problemas, pare na primeira etapa do preparo, depois de adicionar o vinagre e você vai ter uma ricota de minuto caseira. Pára tudo? Pára não! Va já comprar os ingredientes e vem comigo nessa aventurinha the flash na cozinha! =)

Sugestão: Acrescente o leite morno aos poucos, assim fica mais fácil de controlar a cremosidade do requeijão

Dica #1 Zero Desperdício : aproveite as sobras de temperos frescos ou secos e pedaços de queijo da geladeira para incrementar o seu requeijão e trazer  novos sabores para a sua casa.
Dica #2 o soro que sobra da feitura do requeijão pode ser jogada fria na sua horta ou vasos.

Print

Requeijão Cremoso Caseiro

ugestão: Acrescente o leite morno aos poucos, assim fica mais fácil de controlar a cremosidade do requeijão Dica #1 Zero Desperdício : aproveite as sobras de temperos frescos ou secos e pedaços de queijo da geladeira para incrementar o seu requeijão e trazer  novos sabores para a sua casa. Dica #2 o soro que sobra da feitura do requeijão pode ser jogada fria na sua horta ou vasos.
Course aperitivo, café da manhã
Cuisine brasileira
Prep Time 7 minutes
Cook Time 20 minutes
Total Time 27 minutes
Servings 4
Calories 1 kcal
Author Paloma Zaragoza

Ingredients

  • 1,5  litros de leite tipo A
  • 100  ml  de vinagre de vinho branco
  • pitada de sal
  • 300  ml  de leite morno para adicionar no liquidificador
  • colher de sopa de manteiga de ótima qualidade
  • Liquidificador
  • Coador de café ou pano de prato limpo

Instructions

  1. Ferva o 1,5 litros de leite em uma panela.Assim que subir fervura, adicione o vinagre e desligue o fogo
  2. Espere 5 minutos, enquanto o leite talha completamente e coe a massa que não precisa estar fria *
  3. Ferva o restante do leite e reserve
  4. Coloque a massa no liquidificador com uma pitada de sal, neste momento adicione outros temperos.
  5. Comece a bater o liquidificador e adicione aos poucos o leite morno até a consistência ideal.
  6. Adicione a colher de manteiga e bata mais um pouco.
  7. Coloque em um pote hermético e guarde na geladeira.
  8. Dura uma semana.

Recipe Notes

* para fazer a ricota, adicione sal ao leite ainda na panela e espere virar a massa quando adicionar o vinagre. Coe a massa e coloque em um pote hermético.

compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar estas polpinha no lixo, junto com a parte branca, durante o preparo de algumas receitas que pedem o tomate picado, em rodelas ou em gomos na salada, ficando somente […]

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Essa combinação de abóbora e carne seca serve pra tudo, desde torradinhas numa festa a recheios de tapioca e de ravioles. A carne seca exige um pré preparo básico para dessalgar a carne. Se ela não for muito salgada, pode colocar na panela de pressão […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *