Arroz Jambalaya

Arroz Jambalaya
compartilhe =)

Ou como impressionar seus amigos fazendo algo que parece complicado mas é maior baba no final..

Amigos novos, casa nova, cozinha nova. Nesses momentos da vida nosso peito se enche de orgulho e o que a gente quer mesmo é se refestelar na pujança.  Mesa cheia, fartura de bebidas e comidas. Além do que, um dos convivas é gringo, viajado, esse tipo bagagem lotada de coisas, várias línguas, vários livros. O desafio é maior ainda. Então me lembrei de um arroz que comi no restaurante The Orleans, aqui na vila mesmo. Arroz Jambalaya prato típico de Orleans, Lousianna, nascido nos quarteirões franceses da cidade. Digamos que uma paella primitiva, sendo que o local era lotado de estrangeiros de todas as partes, inclusive espanhóis, dai sua origem. Existem algumas versões do prato que levam linguiça e carne vermelha e açafrão. Na nossa, vai frango e frutos do mar.

Esse prato é muito leve então, não se preocupe em acentuar demais os sabores, ou ficar com medo de que o prato ficou ‘ralo’. A idéia, é que todos os sabores sejam percebidos. O prato é farto e não carece de acompanhamentos.

Para o nosso arroz, usaremos:

750 g de peito de frango cortado em cubos

1 col. de  chá de sal

1/2 col. de chá de penta cayenne

4 dentes de alho, sem pele; 2 inteiros e 2 picados

4-5 col. de sopa de óleo de canola

1 copo de cebola bem picada

1/2 copo de pimentões picados em cubo

2 folhas de louro

2 copos de arroz grãos longos

4 copos de água ou caldo de frango

1/4 copo de cebolinha bem picada

1/4 copo de salsinha bem picada.

1/2 pacote de frutos do mar congelados comprado no supermercado.

Vinho Branco

Primeiro, em um panela grande, coloque a água ou o caldo de frango para ferver. Separeo frango em um bowl e misture a ele um pouco de azeite. Pegue dois dentes de alho grande, amasse, esfregue no frango e deixe marinar por alguns minutos. Aqueça uma frigideira grande, de teflon , nela, refogue o frango em porções, para que todos possam ficar cozidos, mas não esturricados! Ele deve ficar bem macio. Reserve. Na mesma frigideira, acrescente mais um pouco de óleo e quando ela estiver quente, refogue os frutos do mar, também em partes, eles devem ser somente assutados. Durante a cocção, jogue alguns splashes de vinho branco, para puxar o sabor extra. Quando estiverem pronto, reserve.

Numa panela grande, aqueça o restante do óleo e refogue o alho picado, a cebola, o pimentão e o louro, mexendo ocasionalmente, até que a cebola esteja dourada. Acrescente o frango, os frutos do mar e o arroz e refogue mais um pouco, se quiser, adicione um pouco de vinho branco, como em risotos, porém não mexa para não ficar em papado, mais uns 2 minutos. Agora, acrescente a água ou o caldo de frango, leve a fervura, baixe a chama, tampe meia panela e espere que o arroz absorva o caldo. Quando estiver para servir, acrescente a salsinha e a cebolinha picada.

Este prato impressiona pela leveza e delicadeza e você ainda pode dar uma aulinha sobre a colonização francezzzzzzzzzzzzzzzz… ops!

Se acompanhar um vinho branco fica mais legal ainda!

😉

arroz jambalaya_2
compartilhe =)

Related Posts

Risoto de carne seca com chips de batata doce

Risoto de carne seca com chips de batata doce

Risoto de carne seca com chips de batata doce . Ou, o amor, a primeira mordida. A primeira vez que comi este risoto  de carne seca com chips de batata doce, foi num evento de gastronomia. Fiquei louca, alvoroçada, me derreti inteira, pedi pra repetir, […]

Arroz com linguiça

Arroz com linguiça

Hoje de manhã me bateu a Madalena e logo comecei a fazer uma mega faxina, daquelas que enquanto um bebe não puder rolar pelado no chão da cozinha não tá bom. A hora foi passando e quando vi, já tinha mais que pulado o almoço. […]



2 thoughts on “Arroz Jambalaya”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *