“Mais Amor Por Favor”

compartilhe =)

Porque uma pitada a mais nunca é demais.

Não é o nome da receita e sim o nome do jantar. É uma daquelas noites em que a gente sente o coração explodir e o amor vem com tudo. Uns escrevem cartas de amor, outros poemas, outros grafitam nas paredes sujas de São Paulo, e outros traduzem esta mesma sensação em comida. E como o tema principal deste blog é o amor, nada mais sincero – e honesto, que dedicar a esta frase mais famosa que a Madonna nos dias de hoje o meu humilde jantar para dois.

Na verdade, os pratos não contém em absoluto nenhum ingrediente especial, pelo contrario, de tão ordinários, vocês irão pensar que estou louca! Mas amar é tão simples, tão ordinário, não? Então porque não colocar, nessas mesmas ações diárias um pouco desse sentimento? Uma chita no chão, um vinho barato e um som de rádio de internet. Não preciso nem fechar os olhos, só de lembrar dos sabores me sinto no céu.

(suspiros…)

Tudo começou com o tofu, que estava, coitadinho, escanteado na minha geladeira, triste de tudo. Pobre tofu, pensei. Pobre de mim, pensei também, de ter que comer tofu puro!!! Mas nada de desespero. O bom do tofu é a sua natureza dócil e sabendo fazer a coisa certa ele se comporta muito bem!

Decidi então fazer um Tofu Grelhado com Molho Especialmente Amoroso. Este molho foi  o guia de toda a noite então vamos tratar ele com especial cuidado.

Em um potinho colorido coloque:

Um fundo de shoyu, um alho ralado, um naco gostoso de gengibre, um fio de azeite e uma colher rasa de sopa de açúcar. Misture tudo e verta no tofu que já deve estar em cubos. Besunte o querido com cuidado e reserve.

Enquanto o Tofu esta marinando corte em rodelas, em cubos, em estrelas e quais mais formatos o seu coração pedir os seguintes vegetais: uma abobrinha, uma berinjela e três tomates, se tiver cebola, corte em rodelas também. Besunte essas lindezas com azeite também, um pouco de sal, uma pimentinha do reino e deixe descansar.

Enquanto isso faça o seu arroz 7 grãos no fogão. Receita no verso da embalagem.

Agora pegue uma frigideira grande e coloque bastante óleo de canola ( não mata, não engorda e aguenta bem as altas temperaturas. Sem essa de usar azeite pra refogar qualquer coisa! )  Quando estiver tinindo, vá colocando seus cubos de tofu para grelhar, com muito cuidado para não desmanchar. Grelhe todos os lados até que estejam dourados e firmes. Tudo certo? Reserve.

Nessa mesma frigideira, coloque mais um pouco de óleo, deixe ela ficar bem quente mesmo! Nessa hora, vá colocando com cuidados os seus vegetais, por ordem de espécie: abobrinhas, berinjelas, cebolas, tomates… Sempre retocando o óleo se necessario. A frigideira vai soar seca, rasguenta! Mas não se intimide. O bom mesmo é o fogo bem alto e a  panela seca, sem sucos. Queremos os vegetais ainda crus, mas com marcar douradas por fora. Quando todos estiverem pronto, coloque num bowl ainda quente, jogue mais um pouco de azeite, temperos afins, vede com papel filme e deixe eles quietinhos ali, terminando a cocção com o próprio calor até o final de tudo.

Os vegetais formam um caramelo na panela, esse caramelo é cheio de sabores complexos. Agora, aproveite que a panela ainda está quente, pegue o molho do tofu e jogue na frigideira, use a chama bem baixa e deixe o molho reduzir um pouco. O alho e o gengibre irão soltar um cheiro que lembra as idas aos paraísos dos livros de contos fantásticos. Verta esse molho sobre o tofu.

Corte em rodelas bem finas um talo de erva doce e decore o prato. Harmoniza muito bem com os sabores adocicados do tofu e o leve amargor da berinjela.

Ainda tem alguns Shitakes de sobra? Corte em dois, esquente a panela novamente, coloque bastante óleo e deixe esquentar com tudo. Refogue no susto os cogumelos e reserve.

Agora já pode tirar o papel filme dos vegetais, eles devem estar cozidos, mas bem tenros ainda.

Se quiser, faça mais um pouco do Molho Especialmente Amoroso sem passar pelo fogo e sirva junto.

Na sala, prepare como quiser o espaço, mas sempre com muito amor. Use seus pratos mais coloridos e as taças de festa. Te juro que até vizinho bateu na porta com o cheiro…

compartilhe =)

Related Posts

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia .A primeira vez a gente nunca esquece. Eu diria que essa frase vale para quase tudo menos para quando eu fiquei bebada e quebrei o dente. A verdade, queridos leitores é que fazer qualquer coisa com as próprias mãos […]

Frango Assado com Manteiga de Limão Siciliano Bacon e Ervas

Frango Assado com Manteiga de Limão Siciliano Bacon e Ervas

Frango Assado com Manteiga de Limão Siciliano com Bacon e Ervas. O nome é longo mas a receita é fácil, fácil! Frango assado é algo que está no imaginário de cada brasileiro, aquela lembrança da pele crocante e oleosa na boca, as brigas com os […]



3 thoughts on ““Mais Amor Por Favor””

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *