Mango Chutney Sem Crise

Mango Chutney Sem Crise
compartilhe =)

Num mundo cada vez mais afundando em guerras, crises econômicas e problemas sociais ( eu leio o jornal, viu?) nada mais reconfortante do que entrar na sua cozinha e fazer algo….sem crises! Tão fácil, tão limpo e tão colorido que por alguns minutos ou horas consigo pensar que ainda há esperança de que o mundo possa estender suas mãos sobre uma mesa de almoço aos inúmeros inimigos invisíveis e visíveis e dizer algo de bom e positivo como: me passa esse delicioso macarrão ou mais desse suco de caju fresco, please. E aquela receita de bolo, Sr. Presidente? A mesa coloca a todos nós no mesmo patamar de igualdade pois não há ser humano que viva sem comer e não há barriga que não ronque perante um bom prato de comida.

Dito isso e  deixando de lado um pouco da filosofia Madre Tereza de Calcutá, vim aqui deixar uma dessas receitas apaziguadoras. Daquelas que  amolece o coração da vizinha marrenta, traz de volta amigos esquecidos e nos envolve em lembranças de tempos não vividos, como nos livros de contos Indianos.

Mango Chutney : Tchan- nam!

A boa filosofia de um chutney é que ele não tem filosofia. É como o arroz branco: cada um tem uma receitinha, um segredo. Então não tenha medo de inovar e acrescentar temperos inusitados, especiarias e quem sabe até uma boa combinação de frutas? Pode ser comido no pão, com carnes, com saladas e até ser oferecido como um presente em um pote colorido. Que tal? Bem mais legal que qualquer vale-presente da fnac, certo?

O verão traz para as feiras frutas muito frescas, suculentas, cheias de suco e maduras. Aproveite toda essa abundância e sabendo que frutas maduras se transformam em deliciosas tortas, geléias, molhos… Não se avexe na frente de alguma manga que amasse ao toque ou que esteja levemente enrugada, a natureza das frutas como a nossa, não é perfeita.

Escolha quatro mangas bem bonitas, macias e perfumadas. De tão doces nem acúcar foi acrescentado nesta receita, deixando que ela mesma se encarregasse do feitiço.

Corte 2 ou 3 mangas em cubos e com a casa mesmo! Nutritiva e cheias de fibras. As outras, retire a casca, se quiser aproveitar tudo, também pode.

Para perfumar o chutney coloquei no fundo da panela canela em pau e cravoe uma boa pitada de Curry Indiano.

Acrescente se quiser pimenta do reino inteira. Poderia ter colocado algo de cebola e alho, mas achei que talvez eles trouxessem sabores distintos e como a manga estava um deslumbre, quis preservar seu sabor.

Coloque suas mangas em cubos e ligue no fogo alto até começar a cozinhar. Quando subir a fervura, acrescente um fio de vinagre para trazer um toque de acidez. Baixe o fogo e deixe por algumas horas , 2 no mínimo. Um bom chutney é o retrato da paciência e do amor.

De tempos em tempos, abra a tampa da panela e mexa com certo vigor as frutas. Se começar a secar de mais na panela, acrescente água para que ela continue cozinhando. Com calma, repita os atos. Fogo baixo, panela tampada, mexer de tempos em tempos… Os perfumes irão inundar a sua casa e você vai saber que estará fazendo um bem ao mundo.

Quando achar que que o chutney está com consistencia de geléia, isso quer dizer, mais para papa do que para fruta está quase ao ponto. Abra a panela, deixe que o resto da água seque, o açúcar da fruta irá se caramelizar e quando esfriar a consistência ficara melhor.

Esfriando o chutney tenha em mãos um bom pote esterilizado. Coloque o chutney no pote, tampe bem e guarde na geladeira. Fica melhor depois de 3 dias, dura até 1 semana.

Algumas sugestões para uso?

Sanduíche de peito de peru, rúcula e chutney.
Carnes frias e fatiadas com salada
Chutney ao lado de um yogurte temperado e acompanhado de torradinhas
Frangos e peixes

Paz & Amor!

compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Para quem gosta do sabor agridoce, o chutney de polpa de tomate é uma saída ecológica para não desperdiçar nada. Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar o miolo dessa fruta durante o preparo de algumas […]

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia .A primeira vez a gente nunca esquece. Eu diria que essa frase vale para quase tudo menos para quando eu fiquei bebada e quebrei o dente. A verdade, queridos leitores é que fazer qualquer coisa com as próprias mãos […]



2 thoughts on “Mango Chutney Sem Crise”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *