Galette de Verão

Galette de Verão
compartilhe =)

A galette nada mais é que uma torta aberta, simples, que pode ter absolutamente qualquer tipo de recheio, como qualquer torta. A diferença é que ela tem algo de delicado e suave, na sua maioria é feita com massa folhada, bem assada e dourada. Doce ou salgada uma galette bem feita alegra a mesa ou o pic nic e deixa em evidencia os dotes do cozinheiro que deve presar por um recheio saboroso, delicado e equilibrado.

Aproveite o verão com toda essa abundância de calor chuva e compre alguns tomates suculentos e bem maduros. Escolha o tomate débora, mais alongado e cheio de suco. Corte ao meio, assim como 3 cebolas em “quatro” gomos, decepe a cabeça de dois alhos e enrole eles no alumínio. Coloque tudo num refratário, jogue azeite por cima, ervas que te apeteçam, folhas de louro para perfumar e num forno já pré aquecido entre 180º a 200º graus, leve os legumes para assar lentamente por 40 minutos, 1 hora. O suficiente para que comece a desidratar e dourar. Passado este tempo, acrescente no refratário duas batatas cortadas em rodelas finas, também embebecidas em azeite e ervas, separe  um canto do refratário e acomode elas. Aumente o fogo apra 220º e termine a cocção. Os legumes todos devem ficar com as pontas levemente queimadas e o tomate sofregando assim como na foto.

veggie dinner_6

Nesse meio tempo, tenha na geladeira um rolo de massa folhada, leve `a mesa, forre uma forma redonda ( se não tiver, uma retangular grande, untada, serve. Apenas mantenha o formato redondo) já untada e com farinha, aproveite o formato da assadeira e use ela como apoio, aberta a massa, vá colocando seu recheio, a gallete é algo rasa, acomode os ingrediente dentro dela, – solte os alhos cozidos e posicione na massa entre tomates e cebolas e batatas), estando sua gallete montada, volte ao forno a 180º-200º graus, prestando atenção sempre. Quando a massa inflar e dourar, está pronta.

Acompanha bem uma carne assada e vinho branco.

compartilhe =)

Related Posts

Arroz com linguiça

Arroz com linguiça

Hoje de manhã me bateu a Madalena e logo comecei a fazer uma mega faxina, daquelas que enquanto um bebe não puder rolar pelado no chão da cozinha não tá bom. A hora foi passando e quando vi, já tinha mais que pulado o almoço. […]

Mango Chutney Sem Crise

Mango Chutney Sem Crise

Num mundo cada vez mais afundando em guerras, crises econômicas e problemas sociais ( eu leio o jornal, viu?) nada mais reconfortante do que entrar na sua cozinha e fazer algo….sem crises! Tão fácil, tão limpo e tão colorido que por alguns minutos ou horas […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *