Peixe Assado com Banana da Terra

Peixe Assado com Banana da Terra
compartilhe =)

A sexta feira não é a santa, mas a receita é dos Deuses.

Peixe Assado com Banana da Terra um daqueles arroubos de lucidez que bate na gente quando tomamos muita caipirinha  de limão e somado a isso está o mar, o céu azul e o seu aniversário. Ui. Confessei. Fiz 29 no 29, mas aposto que todos vocês achavam que eu era beeeeeeem mais nova pelas fotos, acho que são meus olhos.

Tomada pela maresia e pela alegria de estar na Bahia com as melhores companias do mundo resolvi cozinhar para o meu aniversário algo bem especial e tropical e como  lá tudo que dá na terra é bom somei tudo que de melhor poderia ter por lá: peixe, banana, côco e abacaxi. Como assim? Calma ai senhora, como diriam os garçons nada apressados do bar pézim na areia.

Com o pescador comprei um peixe lindo chamado Vermelho, um peixe pescado em alto mar, parrudo, saboroso e muito limpo e como estou ainda na fase banana da terra agregrei ela ao peixe assado, isso porque a banana da terra  não perde a consistência quando submetida ao calor, substituindo muito bem a fatídica batata, não sem trazer sabores bem mais exóticos e adocicados.

Aproveitei um meio pote de manteiga esquecida fora da geladeira e fiz com ela uma pasta misturando bem picadinho bastante alho, salsinha, coentro e sal ( não contei para a galera do coentro porque isso pode deixar algum comensal chateado), essa mistura foi passada com muito carinho pelo peixe todo, por dentro, por fora, nas guelras e na boca. Pode lambuzar ele todo com a mistura, quanto mais “recheado” de sabor, melhor.

Deixe ele bonitinho lá, corte 4 bananas da terra ( ou mais ou menos dependendo do tamanho da sua assadeira) em fatias diagonais na espessura de um dedo de criança gorda, passe um tanto de azeite na forma que vai para o forno e forre ela com a banana, neste leito das mil maravilhas, coloque o seu peixe besuntado, mande beijos, afoxés e leris para ele, cubra a forma com papel alumínio e coloque no forno para assar a 180º graus por 1 hora e pouco.

Dá uma olhada e prove, se precisar aumente um pouco o forno. Quando a carne estiver suculenta e cozida e as bananas caramelizadas ao fundo, tire o alumínio, aumente a temperatura do forno para 220º graus e deixe mais uns 15 minutos, só para dar uma dourada na pele do peixe e secar a manteiga do fundo. Isso vai criar um caramelo na sua banana, o caldo de manteiga temperada vai se tornar uma mistura grossa, açúcarada por conta da banana! Vai ficar lindo.

Retire do forno, agradeça por mais um dia de vida e leve à mesa! Os acompanhamentos foram salada de camarão com abacaxi e arroz de côco. Mas não se avexe, logo mais, receitinhas aqui na como 😉

vermelho com banana terra

compartilhe =)

Related Posts

Salada de Camarão com Abacaxi

Salada de Camarão com Abacaxi

Como não poderia deixar de ser, aqui segue a terceira receita que acompanhou o peixe com banana da terra e o arroz de côco : a maravilhosa salada de camarão com abacaxi. Taí uma palavra que eu adoro: Maravilhoso (a) , o clima nem é […]

Pad Thai Zero Desperdício

Pad Thai Zero Desperdício

Macarrão Thai “com tudo o que tem de bom na geladeira” O titulo deste macarrão seria tão longo que não caberia no espaço destinado a ele no meu wordpress, mas seria mais ou menos algo assim: Macarrão de arroz  tipo thai com camarão, amendoins, couve […]



2 thoughts on “Peixe Assado com Banana da Terra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *