Panzanella – Salada de Pão de Amanhecido

Panzanella – Salada de Pão de Amanhecido
compartilhe =)

Panzanella, para quem não conhece, é uma salada tipica italiana feita com pão amanhecido, tomates, pepino e cebola. Uma daquelas receitas clássicas e  universais e que é fácil de acrescentar o seu toque pessoal. 

O que eu mais gosto dessa salada é que é #zerodesperdício pois foi justamente feita para se aproveitar as sobras de pão velho. 

A panzanella tem algumas variações que podem ir  com azeitonas pretas, pão mais torradinho, folhas ardidas como rúcula dão um toque especial.   Eu gosto de servir ela com  carnes e peixes grelhados e depois, no fim do dia, terminar de devorar ela com o que sobrar na geladeira.

O pão italiano é mais in dicado, mas nada impede de tentar outros, como os caseiros e os integrais.

Duas dicas bem legais para quando fazer a salada é primeiro, colocar sempre o pão no final, bem na hora de servir, para que ele não fique muito umido.

A segunda, é marinar o tomate e o pepino sem sal, somente com o vinagre, azeite e pimenta do reino, pois o sal acaba ” puxando” os liquidos pra fora o que pode deixar tanto a sua salada numa poça de água ou desidratar demais e perder a crocância que é o mais legal dessa salada.

panzanella_comomelocomo
salada fresca de pão e pepino. Opção prática pro verão brasileiro
Print
panzanella_comomelocomo

Panzanella

Uma receita italiana, bem caseira. Feita especialmente para aproveitar o pão amanhecido. Deve ser leve e com pouco molho. O valor dela está na crocância dos ingredientes.

Course entrada
Cuisine italiana
Keyword comida italiana, panzanella, salada
Prep Time 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Total Time 20 minutes
Servings 5
Author paloma zaragoza

Ingredients

  • 4 pães franceses amanhecidos ou meio pão
  • italiano grande
  • 500 gr de tomates maduros
  • 2 pepinos
  • 1 cebola corta em rodelas finas
  • 3 dentes de alho
  • salsinha a gosto
  • azeite
  • vinagre para salada

Instructions

  1. corte os tomates e os pepinos em cubos e acrescente sal, reserve na geladeira.

  2. em um pote separado, misture 5 colheres de sopa cheias de azeite, os 3 alhos bem picadinhos e a cebola. Reserve por 30 minutos.

  3. Retire o caldo do tomate e do pepino que se formou e misture ao azeite. Reserve.

  4. destroce o pão em pedaços toscos e leve ao forno por 10 minutos, o suficiente para eles torrarem levemente, mas não deixar que fiquem muito duros.

  5. em uma saladeira, coloque os tomates e os pepinos. 5 minutos antes de servir, acrecente o pão e o “molho” que fizemos a parte e a salsinha por cima. Acrescente sal se necessário.

  6. Sirva imediantamente, o bom dessa salada é que o pão ainda esteja crocante ao servir à mesa.

compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Para quem gosta do sabor agridoce, o chutney de polpa de tomate é uma saída ecológica para não desperdiçar nada. Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar o miolo dessa fruta durante o preparo de algumas […]

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Essa combinação de abóbora e carne seca serve pra tudo, desde torradinhas numa festa a recheios de tapioca e de ravioles. A carne seca exige um pré preparo básico para dessalgar a carne. Se ela não for muito salgada, pode colocar na panela de pressão […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *