Vinagrete de abacaxi surpreende pela pungência cítrica da fruta que ajuda a amenizar os excesso de gordura das carnes,
Vinagrete é ao mesmo tempo mainstream e overrated.Ou seja, tem os saudosos que simplesmente AMAM chochar o pão, entre outras coisas, no vinagrete e tem aqueles esquerdistas, revolucionários que levam para o seu churrasco algum molho exótico comprado no Duty Free da Colômbia. E tem aqueles que não comem cebola, mas isso são outros quinhentos.
A Verdade, meus amigos queridos, é que o vinagrete está caindo em desuso e por quê? Porque tudo que tem um ápice tem sua queda ( vide todos os seus livros de história), assim como a farofa ninguém mais ouve falar, a hora e a vez do vinagrete também está chegando.
Mas a vida é sempre cheia de reviravoltas e da mesma forma que tem gente que chama de macarrão vegetariano, fatias cozidas de cenouras. Há esta raça imaculada de gastrônomos metidinhos que ficam por ai, criando coisinhas. E cá estou eu nesta categoria infâme de criador e criatura com meu Vinagrete de Abacaxi em Riste, saudando todas das linguicinhas, coxinhas e costelinhas da grelha.
Muito fácil de fazer, o vinagrete de abacaxi surpreende pela pungência cítrica da fruta que ajuda a amenizar os excesso de gordura das carnes, a doçúra combina com o sabor defumado, mas o segredo está na combinação dos ingredientes.
No meu eu coloco 1/2 abacaxi picado em cubos pequenos. 1 cebola grande em cubos. 1 pimentão amarelo idem em cubos e um belo chumaço de coentro. O Vinagre eu jogo no olho, mas vá provando, a acidez tem que estar equilibrada e o vinagre só entra na equação para puxar a acidez adormecida do abacaxi. Um pito de sal, o suficiente para parecer um vinagrete e nao uma salada de frutas.
Como estou sem foto dessa beleza, decidi colocar a foto de um abacaxi, para vocês irem se animando com a idéia!
Se ficar com dúvidas, pergunte pra paloma@comomelocomo.com.br