Kamu-nasu No Dengaku ou Beringela grelhada com missô

Kamu-nasu No Dengaku ou Beringela grelhada com missô
compartilhe =)

Kamu-nasu No Dengaku ou Beringela grelhada com missô

O nome é meio difícil mesmo, mas a receita é mais fácil que pipoca. A beringela grelhada com missô é um clássico da culinária japonesa, comida de vovó por lá, que nem estrogofe aqui. Pra comer sozinha, como um barco das delicias ou como acompanhamento. Pode ser feito com a beringela normal, mas prefiro a menor, orgânica; ou com a japonêsa ou com a mini, como petisco. Ai, que gostoso!! Minha boca enche de água só de pensar.

Aqui em casa, comi ela com  gohan, Kimchi Caseiro, ervilhas cozidas e maminha assada. Não tem erro, até o cachorro vai querer uma mordida!

Na receita tradicional vai Sake Mirin, aquele que a gente usa para temperar o arroz do sushi. Como eu não tinha em mãos o ingrediente, substitui por Nashi, um destilado de pêra asiática. Se não tiver, use cachaça, soju entre outros.

Primeiro, corte as beringelas ao meio e deixe submersa em água para não escurecerem.

Numa frigideira, coloque mais ou menos de 2 a 3 dedos de óleo, deixe esquentar e coloque  de duas em duas bandas as beringelas. Sim. Você vai frita-las no óleo. Sem chororô, vai. Se tiver de dieta, asse no forno ( mas cá entre nós não fica tão gostoso).  Frite de um lado até ela enrugar e frite do outro. Você vai saber que ela está cozinha por completo quando perceber que o miolo quer se soltar da casca. Retire e reserver em papel xuga.

Fritou todas? Agora fazer o nosso glaze para cobrir as pequenas com todo o amor delicinha do mundo.

2 colheres de Mirin ou um álcool destilado, 2 colheres de vinagre de arroz, 2 colheres de açúcar crital. Leve ao fogo numa frigideirinha pequena até o açúcar derreter e a mistura borbulhar. Cuidado para não caramelizar!

Num outo potinho, coloque 1 gema de ovo e 2 colheres cheias de missô. Mexa bem, acrescente esta mistura na anterior acima, leve ao fogo novamente e mexa até engrossar.

Tudo pronto? Prove e veja se tá legal!

Passe por cima das beringelas e leve ao forno alto até dourar ou gratinar. Se tiver um broiler ( aquela grelha elétrica dentro do forno) melhor ainda. Use ela.

Sirva ao estilo japonês, com gohan e um peixe grelhado ou coma escondido mesmo! Você merece! 😉

 

compartilhe =)

Related Posts

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia .A primeira vez a gente nunca esquece. Eu diria que essa frase vale para quase tudo menos para quando eu fiquei bebada e quebrei o dente. A verdade, queridos leitores é que fazer qualquer coisa com as próprias mãos […]

Peixe no vapor ao estilo chinês

Peixe no vapor ao estilo chinês

Neste calor de suar a planta dos pés fica muito difícil entrar na cozinha e ter um espasmo criativo. Tudo o que a gente quer, ou pelo menos eu quero, é abrir a geladeira e encontrar uma surpresa bem gostosa e fresca. Corta a cena […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *