Conserva de Myoga, conhecido como gengibre japonês, caso você vá a feira, é da familia do gengibre mesmo, o que comemos dele é o seu bulbo que cresce para fora da terra. Se parece com uma rosinha colada ao pé. Em sua temporada, é possível comprar fresco para fazer essa receita
O seu sabor lembra muito o de gengibre mas com um toque ainda mais perfumado e floral. Uma iguaria sazonal, muito consumida por lá no japão. Aqui é mais fácil achar nas lojinhas especializadas e só na temporada mesmo.
Conheci essa raiz com a professora de japonês de meu pai e passados anos encontrei na feira. Não hesitei, comprei 2 bandejas e levei para casa para fazer a conserva. Algumas forma de se come-lo: em conserva, cru e fatiado finamente por cima dos alimentos ou até como sushi por cima do arroz. Ainda sou pouco versada na plantinha.
Resolvi fazer a conserva de myoga, pois gosto quando o sabor acido do gengibre se dilui no vinagre de alcool e o açúcar da conversa faz parecer uma compota de uma fruta exótica. Mais fácil que poesia de amor. A receita aqui pede um pouco de olhômetro: Mais acidez ou mais açúcar, de acordo com o paladar do comensal. O kombu que vai na receita original eu não utilizei. Não me invente de colocar dashi !!
Antes de mais nada vamos branquear o myoga colocando em água fervente por 2 minutos e na sequência colocando num pote com água fria e gelo. Deixe esfriar completamente e reserve.
Num potinho misture:
½ copo de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de açúcar
¼ colher de sal.
Misture e deixe descançar por 20 minutos. Aqueça a mistura até começar a borbulhar. Agora desligue o fogo, coloque seu myoga num pote esterilizado e cubra com esta mistura ainda morna/ quente. Deie aberto até esriar a solução, vede e deixe fora da janela por uma semana para que acha um pouco de fermentação. Prove, veja se está a gossto. Guarde na geladeira. Enquanto houver solução de conserva, haverá myoga fresco!
DICA QUENTE: Brinque somente com ácido e o açúcar. O sal, não tente mexer nele se não tem o paladar para isso, você pode estragar a sua conservar e perder o equilibrio de sabores. O ideial é que esta mistura cubra todo o myoga, se não cobrir, adicione um pouco mais de água e vinagre.
Ta bonitinho, ta fofo? Me manda uma foto então <3