Gersal, um tempero alto astral

Gersal, um tempero alto astral
compartilhe =)

Gersal, nada mais e do que gergelim e sal torradinhos. E umas pitadas especiais 😉

Há muito tempo atrás quando eu morava em Goiânia, eu e minha sempre almoçavamos num restaurante macrobiótico da familia Pimentel, eram 7 filhos, o pai, a mãe e avó de 90 anos. Todos macro. Foi lá que eu conheci o Gersal e foi o Gersal o tema de uma música dessa familia cantante?: gersal, gersal, gergelim com sal. Isso nunca mais saiu da minha cabeça.

Poisé, e o gersal, essa coisa boba é tão saborosa. Jogada em cima de qualquer comida, trás o melhor dos sabores. Nele a gente ainda pode colocar gengibre, alho, temperinhos. Pode ser feito com gergelim preto ou branco. Pode ser feito só de gergelim.

Em casa muitas vezes eu cozinho meus legumes no vapor e finalizo comendo eles somente com gersal e arroz integral. Vai na sopa, vai na salada. Faz um bem danado o óleo do gergelim. É um desses pequenos prazeres da vida que cabem em frasco.

A proporção dos ingredientes vai do paladar de cada um, só não vale exagerar no sal, claro. Se for bem guardado em potinho dura meses e dura até acabar.

Podemos começar com um copo de gergelim.

Um dedão de gengibre picadinho e 2 dentes de alho também picadinho.

 

Na frigideira, jogue um fiozinho de óleo e torre seu gergelim com o gengibre o alho, sempre mexendo a frigdeira para ele não queimar. Ele vai dar uma pipocada. No gergelim branco, ele fica bom quando dourar, no negro tem que prestar atenção. Preste atenção no alho, se começãr a dourar demais, tá na hora de tirar.

Espere esfriar um pouco, já tive uma tia que derreteu o liquidifcador de plástico dela! E derrete mesmo, pois o gergelim retém calor. Na dúvida, espere esfriar.

Coloque tudo no liquidificador ou processadora, acrescente o sal, prove e veja se está do gosto. Bata até virar um pó. Eu gosto dele bem fino, tem que goste dele íntegro.

Guarde num potinho hermético e fora da geladeira.

Boa viagem!

compartilhe =)

Related Posts

Éramos Um: Um ovo, uma abobrinha e uma saidinha para a feira.

Esta semana me comprometi novamente com o bem estar. depois de um mês numa correria mais que danada, meu corpo deu um breakdown geral. Olheiras, sonolência, mau humor. E  a primeira coisa a entrar de novo na linha foi a comida. É preciso ter força […]

“Mais Amor Por Favor”

Porque uma pitada a mais nunca é demais. Não é o nome da receita e sim o nome do jantar. É uma daquelas noites em que a gente sente o coração explodir e o amor vem com tudo. Uns escrevem cartas de amor, outros poemas, […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.