Pão Hokkaido Recheado com Peperoni

Pão Hokkaido Recheado com Peperoni
compartilhe =)

Pão Hokkaido Recheado com Peperoni

Pão Hokkaido nada mais é que uma versão japonesa de um misto de pão de forma leite branco fofo. Para ele ficar com essa cara de pão do instafood eu fiz a modelagem já recheando, para virar um pull apart bread.  O Pão fica igual aos recheados que a gente vive vendo nos vídeos do instagram, e quando a gente puxa um naco vem quentinho com queijo derretendo. Sim, você ouviu corretamente: queijo derretendo, quentinho, igual ao da foto.

Antes de mais nada queria dizer que a minha incursão nos pães de fermentação natural tem sido  um aprendizado gigante. Desde a criação do levain até a produção dos meus pães de fermentação lenta. Aliás,  que tenho feito muitos. Uns saem horríveis, outros razoáveis, no entanto, o que importa é a paciência e a perseverança, assim, quando me sentir mais segura, juro que posto eles por aqui! =)

Pão Hokkaido no Método Tangzhang Recheado

Portanto, não vou me debruçar sobre a questão técnica de panificação, afinal, também sou uma aprendiz. Contudo, se tiver interesse sobre o tema,  mande um email para mim que eu te passo com o maior prazer algumas sugestões de livros e grupos de troca de informação sobre como fazer pães caseiros e de fermentação lenta.

pao hokkaido recheado

Esta receita e tantas outras eu tenho aprendido num grupo do facebook chamado Levain. Parece bobo, no entando, é um grupo de panificação muito legal e todos os participantes se ajudam constantemente. Dá para perder umas boas horas trocando receitas e tirando dúvidas.  Por isso, tenho só a agradecer por esta receita de pão Hokkaido recheado, porque vou te falar, o coisa deliciosa esse pão!

Dito isto, nesta receita estou supondo que você já tem o seu levain, porém não se preocupe que aqui tem link para sites eo grupo no facebook que eu acompanho. Em todo caso, nessa receita você pode substituir o fermento natural pelo fermento fresco biológico, usando as medidas que vem na embalagem. A verdade é que tudo é uma questão de experimentação, mesmo. Então vamos juntos!

pao hokkaido recheado

Pequeno vernáculo do que considero importante para compreender a receita do Pão Hokkaido Recheado.

Levain

Levain na França, sourdough nos USA é um fermento natural feito a base de farinha e água. É dentro desta mistura que mora as bactérias responsáveis  (lactobacilos) por comer o amido e o açúcar contido nas farinhas e transformar em Co2, fazendo o efeito de estufamento do pão.

Tangzhong

É uma técnica asiática usada em pães e bolos. É uma forma de roux, uma pasta feita cozinhando farinha e água até dar um ponto de massa cremosa. Esta massa é adicionada ao pão para deixar ele mais macio podendo substituir uma parte dos ovos e da gordura usada, deixando ele bem mais macio. Não funciona em pães como o tipo italiano, sendo mais usado em pães a base de leite.

Pull Apart Bread

São pães recheados e moldados feitos para serem comido com as mãos, literalmente puxando os pedaços.

Para fazer o pull a part bread o ideial é preparar antes da segunda fermentação com modelagem, ou seja, a fermentação que segue dentro da forma que você vai usar. Para isso, quando acabar a primeira fermentação, abra a massa numa mesa lisa usando um rolo. Corte quadrados que caibam na sua forma de pão. Recheie com o que quiser e junte esses quadrados em fila indiana dentro da forma. Prensando esse recheio por entre as fatias. Vale tudo, só cuidado com a quantidade dei ingredientes úmidos.

Musando com o meu Hokkaido Bread =)
Print

Pão Hokkaido Recheado

Pão de leite japonês, super versátil. Você fazer ele sem recheio também. Nessa receita é possível substituir o fermento natural pelo fermento fresco biológico. 

Course entrada
Cuisine brasileira
Keyword levain, pão, pao caseiro, pao de fermentação natural, pão recheado, pull apart bread
Prep Time 15 minutes
Cook Time 45 minutes
tempo de fermentação 4 hours
Total Time 1 hour
Servings 6
Author paloma zaragoza

Ingredients

Para o Tangzhong

  • 1/3 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de água

Massa do Pão

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de tongzhang
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 100 gramas de levain já refrescado

Para o Recheio

  • 2 copos de salame peperoni picado
  • molho de tomate para passar
  • 1 xícara queijo ralado
  • fatias de queijo da sua preferência

Instructions

Para o Tangzhon

  1. Em uma panela misture a farinha e a água
    Ligue o fogo para meio baixo e mexa a mistura sem parar até que forme uma pasta. Aproximadamente 5 minutos
    A consistência é cremosa, quase gelatinosa. 
    Coloque em um pote e cubra com papel filme. Reserve até que esteja frio.

Massa do Pão

  1. Sove todos os ingredientes na batedeira com gancho por 15 minutos. 


Primeira fermentação

  1. Coloque a massa no balcão, abra ela com as mãos levemente e dobre ao meio duas vezes, como um guardanapo. Faça isso a cada meia hora por 2 horas seguidas.

    * Se não tiver tempo, deixe somente a massa fermentando em um pote com um pano umido por cima por 2 horas.

  2. Sua massa deve ter dobrado de tamanho. Abra ela com um rolo em cima de uma bancada. Não force muito com o rolo para que a massa não perca muito gás.

  3. Corte a massa em qu adrados de acordo com o tamanho da sua forma de pão 

Passe o molho de tomate, coloque o peperoni, o queijo ralado e o queijo em fatias

Empilhe os quadradas com cuidado ou faça isso já dentro da forma. Não se preocupe com pequena bagunça que possa ocorrer na montagem, quando a massa fermentar novamente ela se funde e esses detalhes somem.

Segunda Fermentação

  1. Coloque o pão dentro do forno desligado e com a luz acessa e fermente por mais 3 horas. Outra sugestão que eu sempre faço é colocar esta etapa dentro da geladeira e deixar ele fermentando por 8 horas ( de uma noite até outro dia)

Retire ele do forno e pré aqueça a 220 graus. Asse por 35 minutos ou até que fique dourado por cima.

compartilhe =)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *