Kimchi ou Conserva de Acelga delicia

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia
compartilhe =)

Kimchi ou Conserva de Acelga delicia .A primeira vez a gente nunca esquece. Eu diria que essa frase vale para quase tudo menos para quando eu fiquei bebada e quebrei o dente. A verdade, queridos leitores é que fazer qualquer coisa com as próprias mãos é muito gratificante. De bolo `a plantar feijões, todo o processo das experiências homemades são muito legais e gratificantes.

Bom, tudo isso para dizer que eu finalmente fiz o meu Kimchi o qual meu amigo sensivelmente falou: “paloma, é tão fácil! Eu seeempre faço o meu!”. Ok, fácil, mas a insegurança me fez pesquisar tanto….talvez pelo medo de erras e aquilo tudo explodir na minha cozinha assim que começasse a fermentar. O que claro, quase acontedeu.

Mas, eis que juntei todas as minhas informações, comprei um molho pronto  para fermentar kimchi, sim, assumo, comprei a paradinha pronta MAS, adicionei alguns detalhes que aqui vou compartilhar com vocês.

Antes de mais nada, compre uma acelga legal, não muito grande e de preferência orgânica, já que a coisa vai ficar crua, fermentando.

Lave bem, corte ela como quiser, pode ser de comprido. Eu cortei toda ela em pedaços médios.

Coloque numa bacia e amasse ela, com amor, com carinho, mas com firmeza. Queremos machucar as folhas, mas não destruí-las. Isso fará com que ela solte o próprio linquido e absorva a conserva.

Agora, acrecente sal, meia xícara de sal, continue amassando, prove o sal. Cubra com tudo isso com água filtrada, mexa a água para que o sal dissolva e deixe  de molhos por 5 horas. Eu deixei da noite para o dia seguinte. A acelga ficará mole, mas crocante

Tire todo o excesso de água dela, esprema bem. Nesta hora, acrescente os detalhes: 3 dentes de alho picadinhos, cebolinha, mais sal, caso ache que precise, gengibre e desejos afins. Como gosto apimentada usei um tico de molho de pimenta jamaica, dos queridos Duo Sappore. Você pode usar a dedo de moça fresco, ou nenhuma, caso prefira sem ardor.


Misture tudo e coloque em um pote vedado, onde não entre ar. Com a mão, vá empurrando a conversa para o fundo, deixando que o caldo suba e cubra a acelga. Assim, não entra ar na conversa e ela não criará bolor. Caso haja algum ar, um pouco de bolor pode surgir na superficie, não se preocupe, tire o bolor e a acelga do topo e continue a fermentar


Dica quente: Para nós que não temos os poter de fermentação, nem peças que pressionem ela para baixo do liquido, use um saco plástico e encha de água, coloque por cima da conserva, usando como peso e vedação.

Dica quente 2 : Abra todos os dias o pote. A acelga vai liberar mais água durante o processo, é importante que dado momento você tire o saco, tire o excesso de água do pote.

Guarde em um ambiente escuro e fresco, deixe por ai uns 7 dias, provando dia a dia, até a fermentação estar do seu gosto.

Guarde então na geladeira e pronto!

Muito amor né?

compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Para quem gosta do sabor agridoce, o chutney de polpa de tomate é uma saída ecológica para não desperdiçar nada. Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar o miolo dessa fruta durante o preparo de algumas […]

Mango Chutney Sem Crise

Mango Chutney Sem Crise

Num mundo cada vez mais afundando em guerras, crises econômicas e problemas sociais ( eu leio o jornal, viu?) nada mais reconfortante do que entrar na sua cozinha e fazer algo….sem crises! Tão fácil, tão limpo e tão colorido que por alguns minutos ou horas […]



1 thought on “Kimchi ou Conserva de Acelga delicia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *