Pastel de talos é a receita mais preguiçosa que você vai fazer no seu fim de semana. Primeiro, não vai ter que sair de casa pois é um pastel recheado somente dos talos de couve, erva doce e cogumelos, que sempre sobram na geladeira. Segundo, que são aqueles mesmos que a gente sempre promete que vai usar e nunca usa…. Eu sei como é! Fica aquela tumbaware (tumba de tupaware), só esperando alguém do futuro vir e abrir…
A única coisa que vai ser preciso e caso não tenha em casa, é comprar a massa do pastel. Mas tem algo mais preguiçoso do que ir na feira de sábado, bem devagar, e acordar aos poucos no meio daquela bagunça perfumada? Pois, a minha sugestão é que compre a massa de pastel da feira. Muito superior a qualquer massa de marca do supermercado. Quem sabe também não role uns cajus para dentro da bolsa e depois para dentro da caipirinha?

Talos, talos, talos. Rola uma mística em relação a eles. Quais eu posso comer? Quais não posso? Eu sou da teoria que bicho de goiaba é goiaba. E claro, se não for um galho, é quase 100% de chances de ser comestível. Mas porque jogamos fora, até o do cogumelo? É um mistério que tentamos sempre desbravar aqui na Como Me Lo Como, ou melhor, rechear um belo pastelzinho de feira!
Qualquer talo comestível pode virar recheio!
O segredo deste pastel de talos é a liberdade de expressão, porque na verdade, o grande lance é picar bem fininho os talos da couve e da erva doce e picar bem picadinho os talos dos cogumelos. E refogar, refogar e temperar. Depois esfriar e rechear a bela massa fresca de pastel da feira.
Na minha versão, quis dar toques asiáticos usando óleo de gergelim e molho de soja. Mas nada me impediu de jogar um bom splash de vinho branco na finalização, pra juntar todo aquele caldinho que forma na frigideira e besuntar ainda mais o recheio.
Esse pastel acompanhou uma feijoada, cervejinha, família e marido feliz!

Pastel de Talos
nesta receita usamos couve, cogumelos e erva doce, mas é possível fazer este recheio de qualquer outro ingrediente que quiser.
Ingredients
- Massa de pastel para 18 unidades pequenas
- 2 xícaras de talos de cogumelos pode ser qualquer tipo, picados
- 1 talo grande de erva doce picada finamente
- 1 xícara de talos de couve picadinho bem fino
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- óleo de gergelim
- um fio de azeite ou óleo para refogar
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- um pouco de vinho branco
- oleo de cozinha para fritar o pastel
Instructions
-
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo. Quando estiver bem quente, refogue a cebola e depois o alho. Antes do alho ficar dourado, refogue junto os talos de cogumelos, erva doce e couve
-
Refogue até que os cogumelos estejam macios.
-
Adicione o molho de soja e o óleo de gergelim e refogue até que seque a frigideira
-
adicione 2 dedos de vinho branco, mexa até que evapore parcialmente, mas que ainda tenho um pouco de caldinho grosso
-
desligue o fogo, passe o refogado para um pote e deixe esfriar
-
recheie os pastéis com a mistura já fria e frite em óleo bem quente. Sirva imediatamente
Recipe Notes
O Recheio do pastel deve estar sempre frio para não furar a massa. Depois de recheado, é possível congelar ainda fresco para fritar outro dia.