Pastel de Talos

Pastel de Talos
compartilhe =)

Pastel de talos é a receita mais preguiçosa que você vai fazer no seu fim de semana. Primeiro, não vai ter que sair de casa pois é um pastel recheado somente dos talos de couve, erva doce e cogumelos, que sempre sobram na geladeira. Segundo, que são aqueles mesmos que a gente sempre promete que vai usar e nunca usa…. Eu sei como é! Fica aquela tumbaware (tumba de tupaware), só esperando alguém do futuro vir e abrir…


A única coisa que vai ser preciso e caso não tenha em casa, é comprar a massa do pastel. Mas tem algo mais preguiçoso do que ir na feira de sábado, bem devagar, e acordar aos poucos no meio daquela bagunça perfumada? Pois, a minha sugestão é que compre a massa de pastel da feira. Muito superior a qualquer massa de marca do supermercado. Quem sabe também não role uns cajus para dentro da bolsa e depois para dentro da caipirinha?

pastel_recheado_vegetariano
pastel recheado de talos : couve, cogumelos e erva doce


Talos, talos, talos. Rola uma mística em relação a eles. Quais eu posso comer? Quais não posso? Eu sou da teoria que bicho de goiaba é goiaba. E claro, se não for um galho, é quase 100% de chances de ser comestível. Mas porque jogamos fora, até o do cogumelo? É um mistério que tentamos sempre desbravar aqui na Como Me Lo Como, ou melhor, rechear um belo pastelzinho de feira!

Qualquer talo comestível pode virar recheio!


O segredo deste pastel de talos é a liberdade de expressão, porque na verdade, o grande lance é picar bem fininho os talos da couve e da erva doce e picar bem picadinho os talos dos cogumelos. E refogar, refogar e temperar. Depois esfriar e rechear a bela massa fresca de pastel da feira.
Na minha versão, quis dar toques asiáticos usando óleo de gergelim e molho de soja. Mas nada me impediu de jogar um bom splash de vinho branco na finalização, pra juntar todo aquele caldinho que forma na frigideira e besuntar ainda mais o recheio.


Esse pastel acompanhou uma feijoada, cervejinha, família e marido feliz!

Print
pastel_de_talos

Pastel de Talos

nesta receita usamos couve, cogumelos e erva doce, mas é possível fazer este recheio  de qualquer outro ingrediente que quiser.

Course entrada
Cuisine brasileira, zero desperdício
Keyword pastel, recheio de pastel, vegano, vegetariano
Prep Time 15 minutes
Cook Time 30 minutes
Total Time 45 minutes
Servings 6

Ingredients

  • Massa de pastel para 18 unidades pequenas
  • 2 xícaras de talos de cogumelos pode ser qualquer tipo, picados
  • 1 talo grande de erva doce picada finamente
  • 1 xícara de talos de couve picadinho bem fino
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • óleo de gergelim
  • um fio de azeite ou óleo para refogar
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • um pouco de vinho branco
  • oleo de cozinha para fritar o pastel

Instructions

  1. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo. Quando estiver bem quente, refogue a cebola e depois o alho. Antes do alho ficar dourado, refogue junto os talos de cogumelos, erva doce e couve


  2. Refogue até que os cogumelos estejam macios. 


  3. Adicione o molho de soja e o óleo de gergelim e refogue até que seque a frigideira

  4. adicione 2 dedos de vinho branco, mexa até que evapore parcialmente, mas que ainda tenho um pouco de caldinho grosso

  5. desligue o fogo, passe o refogado para um pote e deixe esfriar

  6. recheie os pastéis com a mistura já fria e frite em óleo bem quente. Sirva imediatamente

Recipe Notes

O Recheio do pastel deve estar sempre frio para não furar a massa. Depois de recheado, é possível congelar ainda fresco para fritar outro dia.

compartilhe =)

Related Posts

Chutney de Polpa de Tomate

Chutney de Polpa de Tomate

Para quem gosta do sabor agridoce, o chutney de polpa de tomate é uma saída ecológica para não desperdiçar nada. Tem quem gosta da polpa do tomate, tem quem não gosta. Já vi muita gente descartar o miolo dessa fruta durante o preparo de algumas […]

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Tapioca recheada com purê de abóbora paulista com casca e carne seca.

Essa combinação de abóbora e carne seca serve pra tudo, desde torradinhas numa festa a recheios de tapioca e de ravioles. A carne seca exige um pré preparo básico para dessalgar a carne. Se ela não for muito salgada, pode colocar na panela de pressão […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *