Arroz de Pato é uma dessas receitas meio místicas pois pato é uma carne pouco apreciada no Brasil, apesar de que, no norte, pato é comido como galinha. De diversas formas e em diversos molhos.
Neste caso, o crédito será dado mesmo é para os portugueses. Pois é a origem primeira desta receita. O toque do figo grelhado, fica a cargo das criatividades gastronômicas de nossos queridos chefs e gourmês.
Não se avexe com o pato. A carne parece mais difícil de manipular do que parece. A verdade é que o peito tem muita gordura ( dai que o bicho flutua tão bem, pois gordura é menos densa que a água) e é preciso saber faze-lo de modo que que se aproveite a gordura, sem desidratar demais a carne.
Para o alívio de todos, nesta receita de Arroz de Pato, iremos usar as sobrecoxas. É fácil encontrar essa peça em supermercados mais bacanas, já vem pronta e separadas. As sobrecoxas, já não tem tanta gordura assim, ficando mais fácil de manipular.
Marinar elas é sempre uma opção, fica aqui um adendo à receita : Colocar vinho tinto na marinada! A vinagreira, como é chamada a marinada de vinho, alho e azeite, ajuda a amaciar ainda mais a carne e deixa um sabor pugente, ideal para esta carne.


Arroz de pato
As sobrecoxas do Pato são mais fáceis de trabalhar. Uma dica : Adicione vinho tinto à marinada do pato para trazer ainda mais sabor à carne.
Ingredients
- 4 sobrecoxas de pato.
- 1 cebola cortada em 4.
- 3 dentes de alho amassados.
- azeite e sal quanto baste.
- pimenta do reino.
- folhas de louro.
- 1 ½ xícara de arroz.
- 4 figos maduros.
Instructions
-
marine as sobrecoxas de pato de um dia para o outro com alho, azeite, sal e pimenta do reino.
-
em uma panela de pressão frite as cebolas até dourar, coloque as sobrecoxas na panela, acrescente o caldo da marinada e refogue, selando a carne até que esteja levemente dourada.
-
cubra com água suficiente, feche a panela de pressão. Assim que começar a apitar, baixe o fogo para brando e deixe que cozinhe por 30-40 minutos.
-
retire o pato da panela de pressão e coe o caldo restante. com cuidado, tire a pele das sobrecoxas e desfie a carne do pato. Reserve.
-
na mesma panela de pressão, coloque o arroz e cubra com caldo suficiente (use a instrução da sua marca de arroz).
-
Cozinhe normalmente.
-
quando estiver pronto, acrescente a ele o pato desfiado.
-
aqueça uma frigideira com um pouco de azeite
-
corte os figos ao meio e assim que a frigideira estiver quente coloque os figos com o meio para baixo, grelhe eles até que comecem a caramelizar o centro.
-
monte os pratos com o arroz e por cima, para decorar coloquedois figos grelhados. sirva quente