Arroz de Pato com figo grelhado

Arroz de Pato com figo grelhado
compartilhe =)

Arroz de Pato é uma dessas receitas meio místicas pois pato é uma carne pouco apreciada no Brasil, apesar de que, no norte, pato é comido como galinha. De diversas formas e em diversos molhos.

Neste caso, o crédito será dado mesmo é para os portugueses. Pois é a origem primeira desta receita. O toque do figo grelhado, fica a cargo das criatividades gastronômicas de nossos queridos chefs e gourmês. 

Não se avexe com o pato. A carne parece mais difícil de manipular do que parece. A verdade é que o peito tem muita gordura ( dai que o bicho flutua tão bem, pois gordura é menos densa que a água) e é preciso saber faze-lo de modo que que se aproveite a gordura, sem desidratar demais a carne. 

Para o alívio de todos, nesta receita de Arroz de Pato, iremos usar as sobrecoxas. É fácil encontrar essa peça em supermercados mais bacanas, já vem pronta e separadas. As sobrecoxas, já não tem tanta gordura assim, ficando mais fácil de manipular.

Marinar elas é sempre uma opção, fica aqui um adendo à receita : Colocar vinho tinto na marinada! A vinagreira, como é chamada a marinada de vinho, alho e azeite, ajuda a amaciar ainda mais a carne e deixa um sabor pugente, ideal para esta carne.

arroz_pato
Apesar de não ser uma receita leve, cai super bem em um evento ou jantar especial
Print
arroz_pato

Arroz de pato

As sobrecoxas do Pato são mais fáceis de trabalhar.  Uma dica : Adicione vinho tinto à marinada do pato para trazer ainda mais sabor à carne.

Course principal
Cuisine portuguesa
Keyword arroz de pato, comida portuguesa, fim de ano, receitas
Prep Time 15 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 55 minutes
Servings 4

Ingredients

  • 4 sobrecoxas de pato.
  • 1 cebola cortada em 4.
  • 3 dentes de alho amassados.
  • azeite e sal quanto baste.
  • pimenta do reino.
  • folhas de louro.
  • 1 ½ xícara de arroz.
  • 4 figos maduros.

Instructions

  1. marine as sobrecoxas de pato de um dia para o outro com alho, azeite, sal e pimenta do reino.

  2. em uma panela de pressão frite as cebolas até dourar, coloque as sobrecoxas na panela, acrescente o caldo da marinada e refogue, selando a carne até que esteja levemente dourada.

  3. cubra com água suficiente, feche a panela de pressão. Assim que começar a apitar, baixe o fogo para brando e deixe que cozinhe por 30-40 minutos.

  4. retire o pato da panela de pressão e coe o caldo restante. com cuidado, tire a pele das sobrecoxas e desfie a carne do pato. Reserve.

  5. na mesma panela de pressão, coloque o arroz e cubra com caldo suficiente (use a instrução da sua marca de arroz).

  6. Cozinhe normalmente.
  7. quando estiver pronto, acrescente a ele o pato desfiado.
  8. aqueça uma frigideira com um pouco de azeite 

  9. corte os figos ao meio e assim que a frigideira estiver quente coloque os figos com o meio para baixo, grelhe eles até que comecem a caramelizar o centro.

  10. monte os pratos com o arroz e por cima, para decorar coloquedois figos grelhados. sirva quente

compartilhe =)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *