Salada de feijão faz parte da minha memória afetiva. Lembranças da casa dos meus avós; apesar de que tudo o que eu como na casa deles é incomparávelmente melhor. Sempre. Não importa se eu comprar o mesmo vinagre, o mesmo azeite, o mesmo pãozinho francês que no final do almoço, meu avô, e eu hoje em dia, passo no prato, raspando o molho do que sobra no prato.
Mas voltando a salada de feijão. Se você não gostar de feijão, pode substituir por qualquer outro grão : lentilhas, gão de bico, arroz e até batatinhas ou macarrão. O segredo desta salada é a técnica, que na verdade é temperar a comida ainda morna, para que os sabores penetrem bem.
A minha combinação é simples: azeite, vinagre, sal, pimenta do reino , cebola e casca de laranja desidrata. Esta última um toque pessoal meu. Simples assim. Tudo o que eu preciso fazer é cozinhar os grãos e temperar com amor.
No link acima, vai mostrar como fazer a farinha de crítrico, porém, é só não processar a casca e asism terá elas inteiras para usar em qualquer ensopado ou salada!
Eu gosto mesmo de comer essa salada de colher, ou com os feijões amassados com bastante azeite e uma fatia de pão caseiro bem torradinho.


Salada de feijão aromatizada com casca de laranjas
Faça essa salada no domingo e coma ela a semana toda. O feijão pode ser substituido por outro grão da sua preferência
Ingredients
- 1 xícara de feijão já de remolho por pelo menos 4 horas
- 1 cebola picada em cubinhos
- salsinha a gosto
- sal e pimenta a gosto
- 1/2 xícara de azeite de boa qualidade
- 2 lascas de pele de lanranja desidradata pode ser a pele fresca se preferir
- 1/2 xícara de vinagre de boa qualidade
Instructions
-
Cozinhe o feijão com a casca da laranja até que esteja ao dente
-
Escorra a água do feijão e temperee ele ainda morno com o restante dos ingredientes
-
Espere esfriar e guarde na geladeira. Dura uma semana.