Pão de milho verde zero desperdício
Ultimamente tenho me aventurado pelos caminhos do pão de fermentação natural. Dentre todas as minhas aventuras essa receita de pão de milho verde é uma das que eu mais gosto. Gosto pelo fato de levar milho verde, fresco, que você rala na hora em casa e gosto porque diferente dos pães rústicos (água, sal farinha e levain), esse leva ovos, leite e manteiga, fazendo com que ele tenha um miolo macio e resistente, durando mais tempo em cima da mesa. Para ter uma ideia, ainda estou comendo o da semana passada. Fatiado bem fino e torrado na torradeira.
Na maioria das vezes tenho tido um certo sucesso em reproduzir meus pães, praticamente toda semana asso um e se você me acompanha no insta vai encontrar por lá todas as minhas viagens; por aqui deixo links de onde aprender a fazer o seu próprio levain e como aprender a fazer os pães de forma a divertida. Eu aprendi por aqui, no grupo Levain do Facebook.
A receita do pão de milho aprendi neste mesmo grupo, adaptando algumas proporções e aproveitando que agora é temporada de milho verde e ele está barato no supermercado. E vale lembrar que usei uma boa parte da massa coada usada para fazer o nhoque de milho verde do post anterior. Quando faço pão, sempre dobro a receita e assim posso dar de presente para alguém, um dos melhores presentes zero desperdício do mundo!
Na receita da foto usei 700 gramas de farinha e 200 gramas de levain o que rende uma massa final de quase 1 kilo e 400 gramas, portanto, dividi em duas assadeiras: uma de pão de forma e uma de pudim, cortando a massa e formando bolas na assadeira.


Pão de Milho Verde
O pão de milho fica fofinho e saboroso. Congele algumas fatias para depois ou coma ainda morno com manteiga quente…
Ingredients
- 1 copo de milho verde escorrido e lavado
- 1/2 xícara de leite morno
- 1/4 xícara de óleo
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 col de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- 700 gr farinha de trigo
- 200 gr de levain já ativado ou 7 gramas de fermento seco instântaneo para pães
- 1 ovo + uma gema ( se preferir) eu uso somente um ovo inteiro grande
Instructions
-
No liquidificador bata o milho, o leite, o óleo, o açúcar
-
Veja se a mistura não está quente por causa do leite e adicione o ovo ja batido com garfo
-
no pote da batedeira, adicione a fainha, o levain ou fermento fresco os liquidos e amanteiga. Bata até ficar homogenea
-
Quando a mistura estiver homogênea adicione o sal
-
Sove a massa até ela estar elastica e lisa
-
Pese e reparta em duas porções iguais. Deixa a massa descansando no balcão fazendo dobras a cada 30 minutos até ela completar 3 horas ( não é necessário, mas eu fiz)
-
Molde a massa e coloque na assadeira de pão de forma. A que for na forma de de pudim faça o mesmo molde da de forma e depois reparta em quatro bolas iguais, acomode na assadeira.
-
Leve as assadeiras para a geladeira e deixe fermentar até a manhã seguinte, se utilizar fermento fresco deixe no balcão fermentando e assim que dobrar de tamanho ( mais umas 3 horas) asse em forno médio 180graus até dourar por 34 a 40 minutos.
Gostei muito da ideia, mas e o fermento? Quando entra na receita?
Obrigada
Ola Lucia, atualizaeri a receita, desculpe o erro! nesta vai 150 a 200 gr de fermento de levain ou 15 gramas do fermento fresco!
quantas gramas de fermento?
Olá fernanda, se for usar o levain eu sugiro 150gr para 500 gr de farinha, se for o fermento convencional fresco, 15 gramas