Pão de milho verde

Pão de milho verde
compartilhe =)

Pão de milho verde zero desperdício

Ultimamente tenho me aventurado pelos caminhos do pão de fermentação natural. Dentre todas as minhas aventuras essa receita de pão de milho verde é uma das que eu mais gosto. Gosto pelo fato de levar milho verde, fresco, que você rala na hora em casa e gosto porque diferente dos pães rústicos (água, sal farinha e levain), esse leva ovos, leite e manteiga, fazendo com que ele tenha um miolo macio e resistente, durando mais tempo em cima da mesa. Para ter uma ideia, ainda estou comendo o da semana passada. Fatiado bem fino e torrado na torradeira.

Na maioria das vezes tenho tido um certo sucesso em reproduzir meus pães, praticamente toda semana asso um e se você me acompanha no insta vai encontrar por lá todas as minhas viagens; por aqui deixo links de onde aprender a fazer o seu próprio levain e como aprender a fazer os pães de forma a divertida. Eu aprendi por aqui, no grupo Levain do Facebook.

A receita do pão de milho aprendi neste mesmo grupo, adaptando algumas proporções e aproveitando que agora é temporada de milho verde e ele está barato no supermercado. E vale lembrar que usei uma boa parte da massa coada usada para fazer o nhoque de milho verde do post anterior. Quando faço pão, sempre dobro a receita e assim posso dar de presente para alguém, um dos melhores presentes zero desperdício do mundo!

Na receita da foto usei 700 gramas de farinha, o que rende uma massa final de quase 1 kilo e 400 gramas, portanto, dividi em duas assadeiras: uma de pão de forma e uma de pudim, cortando a massa e formando bolas na assadeira.

pão de milho verde
pão de forma assado com milho verde
Print
pão de milho verde

Pão de Milho Verde

Course pão
Cuisine brasileira, padaria, panificação
Keyword fermento natural, levain, milho verde, pão
Prep Time 3 hours
Cook Time 35 minutes
Total Time 3 hours 35 minutes

Ingredients

  • 1 copo de milho verde escorrido e lavado
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 col de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 700 gr farinha de trigo

Instructions

  1. No liquidificador bata o milho, o leite, o óleo, o açúcar 

  2. Veja se a mistura não está quente por causa do leite e adicione o ovo.

  3. Em uma vasilha coloque a farinha e adicione aos poucos a farinha. Se preferir, faça na bacia da batedeira

  4. Quando a mistura estiver homogênea adicione o sal e a manteiga.

  5. Sove a massa até ela estar elastica e lisa

  6. Pese e reparta em duas porções iguais. Deixa a massa descansando no balão fazendo dobras  a cada 40 minutos até ela completar 3 horas ( não é necessário, mas eu fiz)

  7. Molde a massa e coloque na assadeira de pão de forma. A que for na forma de de pudim faça o mesmo molde da de forma e depois reparta em quatro bolas iguais, acomode na assadeira. 

  8. Leve as assadeiras para a geladeira e deixe fermentar até a manhã seguinte. Ou se preferir, deixe no balcão fermentando e assim que dobrar de tamanho ( mais umas 3 horas) asse em forno médio 180graus até dourar por 34 a 40 minutos.

compartilhe =)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *