Creme de castanha de caju

Creme de castanha de caju
compartilhe =)

O meu creme de castanha de caju veio da vontade de abrir as asas e sair um pouco da dependência de produtos de origem animal. Quando desenvolvi o nhoque de milho vegano tudo o que eu queria era um creme cremoso mas com consistência e sabores intensos, que pudesse mimicar o creme bechamel mas que não ficasse com sabor muito vegetal dos leites de arroz ou soja.

A castanha de caju tem ganhado muita popularidade nos últimos tempos, em partes pela busca de produtos alternativos a proteina animal, em partes pelo denso movimento vegano nas cozinhas trazendo para o mercado novas receitas de cremes, queijos e doces.

A receita do creme de caju é super fácil e a dica mesmo aqui é: viaje na maionese ( vegana ou não!) e adicione os temperos que achar mais legal ou que combine mais com o prato do momento.

creme de castanha na consistência que eu gosto

Eu acho essa receita fantástica e conforme o uso eu engrosso ou deixo ela mais liquida, basta adicionar água para diluir ou simplesmente engrossar em uma panela para dar a consistência perfeito pro seu prato. Depois de pronta, em pote fechado e geladeira dura até 10 dias.

Outras formas de usar o molho de castanha de caju : como dip acompanhando torradas e legumes, na salada, em pratos com massa como nhoques e macarrão. Se engrossar bem é possível usar para rechear kibes e bolinhos diversos!

1. canapé de cogumelos que pode usar o creme de caju no lugar do bechame
2. salada de quinoa com ricota e ovo pochet, creme de caju por cima
3. atum selado com gergelim e nhoque de batata laranja com creme de caju
Print
creme castanha caju

Creme de Castanha de Caju

um creme de castanha de caju, totalmente vegano que pode substituir desde dips e patês como o creme branco e outras receitas

Course acompanhamento
Cuisine vegana, vegetariana
Keyword castanha de caju, creme, creme vegano
Prep Time 2 days
Cook Time 15 minutes
Total Time 2 days 15 minutes
Servings 300 ml

Ingredients

  • 150 gramas de castanha de caju sem ser torrada
  • 250 ml de água filtrada
  • 1 limão siciliano espremido
  • 1 pitada nóz moscada
  • pimenta do reino e sal quanto baste
  • 1 pedacinho de pimenta dedo de moça
  • 1 pedaço de gengibre

Instructions

  1. deixe a castanha de molho na água filtrada por 24 horas

  2. no dia seguinte:

  3. Penere as castanhas da água, mas reserve a água

  4. em um liquidificador coloque as castanhas de caju eágua até a metade delas no copo do liquidificador e bata aumentando a velocidade aos poucos. Se estiver muito grosso adicione mais água até o ponto da consistência que desejar

  5. Com o liquidificador ligado adicione o restante dos ingredientes, provando sempre para ver se está bom para você. Não há necessidade de adicionar aceita já que a castanha é bem oleosa.

  6. Guardar em pote bem fechado na geladeira até usar. Se quiser engrossar basta colocar em uma panela, com um pouco mais de água e engrossar. Se quiser diluir, bata com mais água até a diluição desejada.

compartilhe =)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.