Salada morna de quinoa e ricota, ovo poche e creme de caju

Salada morna de quinoa e ricota, ovo poche e creme de caju
compartilhe =)

desafio da geladeira vazia e zero desperdício!

Salada morna de quinoa e ricota, ovo poche e creme de caju pode ser um título meio longo para esta receita mas confesso que não consegui tirar nada do título. Só salada morna me parece algo muito chato de comer e se fosse só quinoa e ricota fica tipo receita Fit né e eu não tenho nada de musa fitness, muito pelo contrário, sou conhecida como a musa do garfo! 😉

Essa receita é zero desperdício bem do jeito que eu gosto. Geladeira vazia, coração gelado de domingo. Fome. E vamo comê o que, mozão? Os olhos do marido mareados de água e até o cachorro no meu pé solta um muxoxo .preguiçoso.

Eu já estava quase desistindo e pedindo minha pizza que é o meu prato favorito da vida quando esbarrei num pote cheio de quinoa hidratada escondida na gaveta de vegetais, ela havia sobrado de um kibe para uma cliente e como não estava cozida com sal nem nada, somente hidratada com água, estava em perfeita condições, sem aquele rancinho de comida fermentada. Como eu sei? Ora, enfiei meu lindo nariz que deus me deu no pote e chequei, ué!

Ao lado da quinoa, completamente deprimido, seco e murcho um talão de alho porró. Salvei o dito cujo da desgraça e separei em cima do balcão. Olhando mais ao fundo, agora bem na altura dos olhos, achei os tomates! Achei poque achava que tinha perdido eles para a composteira. Gente, não dá pra lembrar de tudo o tempo todo! Desci mais um pouco e terminei de vasculhar meu freezer.

E de trás de um pedaço de torta, abaixo de uma saco de pão de queijo entre uma manteiga da fazenda e umas ervilhas encontro a ricota que devia ( devia não, estava) congelada bem mais de um ano. Eca! Será? Novamente, descongelei, abri e cheirei. Tava boa, seca mas boa.

salada morna de quinoa e ricota com ovo poche

E no estalo da boa hora, agradeço por ainda ter um pote de creme de castanha de caju pra jogar por cima do ovo poche feito rapidinho!

O marido o cachorro e gato não acreditaram que ia sair alguma coisa de dentro da panela, a verdade é que não sobrou nem pras minhas minhocas do jardim.

Abre o vinho, colocar um Prince no som e vem comigo.

Print
salada morna de quinoa e ricota com ovo poche

Salada morna de quinoa, ricota, ovo poche e creme de castanha de caju

As supresas de uma geladeira vazia é criar essas combinações especiais

Course principal
Cuisine natural, vegana, vegetariana
Keyword castanha de caju, creme de castanha, quinoa, ricota
Prep Time 1 day
Cook Time 30 minutes
Total Time 1 day 30 minutes
Servings 2

Ingredients

  • 1 xicara de grãos de quinoa previamente hidratados de um dia para o outro
  • 100 gramas de tomate cereja cortados ao meio
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 xícara de ricota despedaçada na mão
  • 1 punhado de alho porró a gosto, eu gosto de muito
  • sal e pimenta do reino quanto baste
  • pó de cogumelos yanomamis
  • 2 colheres de sopa de creme de castanha de caju
  • azeite de oliva quanto baste
  • 1 punhado de folhas de rúcula lavadas
  • 1 ovo
  • vinagre para o ovo poche

Instructions

  1. em uma frigideira grande e em fogo médio coloque bastante azeite e os alhos já picados. refogue até que o perfume comece a subir. 1 minutos.

  2. Adicione os tomates e refogue eles até que eles fiquem grelhados e soltando o caldo, não amassar os tomates. Caso necessite, adicione um pouco de água e tampe a panela. 5 minutos

  3. Adicione a quinoa já hidratada e sem a água. MIsture com delicadeza para não destruir os tomates, jogue por cima uma colher de sopa de pó de cogumelos yanomamis, adicione pimenta do reino e sal e 2 dedos de água de um copo americano. Tampe por alguns minutos e deixe a água secar. Prove. Ajuste o sal e a pimenta e o pó de cogumelo caso precise. mais 5 a 6 minutos. Desligue o fogo e reserve

  4. Em uma outra frigideira refogue o alho porró com bastente azeite até que fiquem bem refogados, 4 a 6 minutos. Adicione a ricota e tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa bem. Adicione mais azeite se precisar e refogue até que o perfume suba, 5 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Ovo Poche

  1. Em uma terceira panela pequena e funda adicione água até 2/3 dela e ferva. Baixe o fogo para o minimo, adicione 4 colheres de sopa de vinagre e uma pitada gorda de sal.

  2. Quebre o ovo com cuidado em uma concha de sopa e apoie de modo que o ovo não vire na bancada

  3. use uma colher e mexa a agua criando uma espiral dentro dela como um redemoinho. Pegue a concha com o ovo e coloque o ovo no centro, no olho do seu redemoinho de água. Tampe e não mexa na panela por 3 minutos.

  4. Com uma escumadeira retire o ovo da panela e coloque por cima do seu prato

Montagem

  1. Em um prato coloque a quinoa morna de um lado e as folhas de rúcula do outro, por cima da rúcula coloque a ricota e por cima de tudo o ovo poche, complete o prato com o creme de caju por cima.

compartilhe =)

Related Posts

Éramos Um: Um ovo, uma abobrinha e uma saidinha para a feira.

Esta semana me comprometi novamente com o bem estar. depois de um mês numa correria mais que danada, meu corpo deu um breakdown geral. Olheiras, sonolência, mau humor. E  a primeira coisa a entrar de novo na linha foi a comida. É preciso ter força […]

Salada de Camarão com Abacaxi

Salada de Camarão com Abacaxi

Como não poderia deixar de ser, aqui segue a terceira receita que acompanhou o peixe com banana da terra e o arroz de côco : a maravilhosa salada de camarão com abacaxi. Taí uma palavra que eu adoro: Maravilhoso (a) , o clima nem é […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.