Nhoque levinho de batata roxa ao cottage e gorgonzola

Nhoque levinho de batata roxa ao cottage e gorgonzola
compartilhe =)

A adição de cebolinha, manjericão e tomate cereja fazem desse nhoque de batata roxa um prato leve e especial.

Desde que engravidei no ano passado, fiquei longe do fogão, a gravidez me deixou pesada e mau humorada e depois, com as noites insones, pouco restava de energia para esquentar a agora já vazia barriga na beirada do fogão. Finalmente o rebento está com quase cinco meses e consegui fazer a minha reestreia na cozinha com um dos pratos que eu mais gosto: nhoque de batata e neste caso, usei a batata roxa .

Pode ser loucurinha da minha cabeça ( ou não!) mas a batata roxa, além de ter essa cor maravilhosa ela possui um perfume diferente das outras batatas, uma mistura de especiarias, canela, cravo… A impressão é que ela já vem temperada pela natureza, um perfume que eu não percebi em nenhum outro tipo de batata. Por isso, o tempero que uso na massa do nhoque é mínimo, para que o perfume natural dela se sobressaia.

Conciliar a maternidade com qualquer outra atividade, mesmo que seja uma simples lista de supermercado, ainda esta sendo um desafio. Por isso fui a fundo na minha geladeira e escavei alguns ingredientes que estavam por ali mesmo : um resto de gorgonzola que já fazia aniversário ( alô zero desperdício!), uma porção de tomatinhos cereja, queijo cottage, uma cebola e um meio maço de cebolinhas e um manjericão emburrados na gaveta.

Mas e o alho, tão óbvio numa pratada de molho? Minha cabeça de mãe anda variando e me esqueci de colocar alho na última lista de compras… Mentira, nas últimas três listas de compras. Já a batata roxa, comprei duas vezes seguidas e depois de passar duas semanas comendo purê por pura preguiça, ainda havia sobrado mais três no cesto de frutas, – escrevo tudo enquanto o pequeno dorme a soneca da manhã, torcendo para que não acorde antes de eu acabar esse post!

Dicas para o nhoque de batata ficar levinho

Depois de cozinhar as batatas roxas, tire com cuidado a casca para não se queimar e espere que esfrie completamente. Se você tiver uma processadora, pique a batata em cubos pequenos e passe pela processadora até fazer um purê. Isso vai ajudar o seu nhoque de batatas a ficar mais fácil de manipular e sem grumos. Se não tiver, use uma passadeira de legumes, um garfo ou até mesmo as mãos, amassando ao máximo para que a massa fique lisa.

O segredo da farinha

Tenha sempre em mente que a farinha no nhoque de batata é para dar textura e formato. O Nhoque é de batata e não de farinha. Vejo muitas receitas na internet sugerindo colocar até uma xícara de farinha, isso faz com que ele fique pesado e indigesto. Aqui em casa, eu meço a farinha no olhômetro, mas para esta receita vou sugerir uma xicara de farinha, que você vai adicionar aos poucos, sempre amassando a massa. Para saber se deu ponto de nhoque, faça uma minhoca e corte algumas bolinhas, se estiver firme mas não duro, já está no ponto. Lembre-se queremos um nhoque leve, sem sabor de trigo. Ficou ainda na dúvida? Ferva a água na panela e jogue sua bolinha dentro, espere que ela suba a superfície e se ela cozinhar sem farelar, é porque está no ponto.

Sem queijo, por favor!

Novamente bateu a insegurança e você achou que seria melhor colocar aquele punhado de queijo ralado dentro. Por favor! Não faça isso. Pode até ficar mais gostoso, mas o seu nhoque pode acabar ficando ainda mais duro. Deixe o queijo ralado para o final 😉

Confiança é a chave

Confiança e não experiência é chave de uma boa cozinha! Confie no seu tino e não deixe a ansiedade dominar o seu processo. Eu fico muito feliz quando algumas das minhas invenções dão certo simplesmente porque acreditei que poderia fazer e não porque segui às cegas uma receita.

Print
nhoque de batata roxa com gorgonzola

Nhoque de batata roxa ao molho de gorgonzola e cottage

A batata roxa além da cor possui um sabor de especiarias muito especial. No molho, a combinação inusitada de manjericão, cebolinha e tomate cereja deixou este prato ainda mais saboroso.

Course casual
Cuisine brasileira
Keyword batata roxa, nhoque
Prep Time 1 hour
Servings 4
Author paloma zaragoza

Ingredients

  • 4 batata roxas médias cozidas, descascadas e picadas
  • 1 xícara de farinha e um pouco mais para usar na mesa
  • sal a gosto
  • 1 ovo batido

Para o molho

  • 1 2 cebolas médias picadas
  • 250 gramas de tomate cereja cortados ao meio
  • 1/2 xícara de queijo gorgonzola em pedaços caso não tenha o gorgonzola use outro queijo que tiver em mãos.
  • 1 xícara de queijo cottage
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • 1/2 xícara de manjericão picado
  • queijo parmesão ralado suficiente para gratinar
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino a gosto

Instructions

Para o nhoque

  1. Passe as batatas roxas cozidas e já resfriadas por um processador até que estejam lisas e homogêneas, sem grumo. Reserve.

  2. Em uma bancada limpa ou se preferir em uma bacia pequena, coloque a massa da batata, faça um furo no meio e adicione uma colher de sopa do ovo. Adicione um punhado de farinho e sove até que os ingredientes se misturem.

  3. Vá adicionando farinha aos poucos até que perceba que a massa já esteja com certa consistência mas não dura. Faça uma minhoca com ela, corte um pedaço com uma faca e ferva em água até que suba. Prove. Se o nhoque estiver consistente ao dente, a massa está pronta. Reserve e deize que descanse por 20 minutos.

Enquanto a massa descansa, faça o molho.

  1. Coloque a panela com água suficiente para cozinhar o nhoque e deixe que ferva com um punhado de sal.

  2. Na frigideira grande, esquente o azeite e refogue as cebolas até que fique transparentes. Adicione o tomate cereja e refogue por mais 5 minutos em fogo médio até que o tomate solte o suco, baixe o fogo e adicione meia concha de água quente e refogue por mais 10 minutos.

  3. Adicione a cebolinha picada e espere até que a água do molho seque novamente. Reserve.

Fazendo o nhoque

  1. Em uma superfície limpa jogue um punhado de farinha, retire um pedaço da massa e faça um rolinho, o tamanho vai do seu gosto. Com uma faca, corte os pedacinhos do nhoque, separe para o lado adicionando um pouco mais de farinha para não grudar. Repita o processo com toda a massa.

  2. Aos poucos, adicione o nhoque na panela com a água fervendo e espere que as bolinhas subam a superfície. Retire e coloque elas no pote com água fria e gelo. Deixe por 15 segundos, retire e coloque na assadeira onde for servir. Repita o processo até que finalize a massa.

  3. Jogue um fio de azeite sobre o nhoque pronto e mexa para que todo ele fique besuntado. Reserve.

Finalize seu molho

  1. Agora, adicione de duas a três conchas da água do nhoque na frigideira do molho e ligue em fogo alto. Deixe subir a fervura e mexendo sempre, você vai perceber que o molho está engrossando.

  2. Adicione o cottage, mexendo sempre e em seguida adicione o gorgonzola. Deixe que o molho engrosse e fique cremoso. Se quiser aumentar o volume, adicione mais água do nhoque e vá trabalhando o molho até que fique num ponto cremoso.

  3. Adicione sal e pimenta do reino a gosto.

  4. PAra finalizar, adicione o manjericão. Retire o molho do fogo e coloque por cima do nhoque. Adicione o queijo parmesão ralado e leve ao forno para para gratinar. Gratine até que fique dourado e suculento.

  5. Sirva imediatamente.

Recipe Notes

Faça um dia antes: Você pode deixar a massa da batata roxa já preparada, sem a adição da farinha, no dia anterior.

Se preferir deixar o nhoque pronto, guarde ele bem azeitado já cozido na geladeira e requente ele antes de colocar o molho no dia seguinte.

compartilhe =)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.